São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Panfleto mostra a estrutura

DANIELA ROCHA
DA ENVIADA ESPECIAL

O panfleto "An Introduction to the Invisible Empire of the Ku Klux Klan" (Uma Introdução ao Império Invisível do KKK), impresso no Estado da Carolina do Norte, faz um resumo, para consumo externo, do que é e como funciona a organização.
Segundo o panfleto, o KKK tem como prioridades o desenvolvimento da ração branca e da fé cristã. Em segundo lugar, defender a soberania americana contra qualquer influência estrangeira.
Uma das marcas registradas do KKK é a túnica branca com o chapéu em forma de cone.
Outros símbolos usados em rituais são a cruz incendiada e máscaras, que deram anonimato a integrantes acusados de crimes como a morte de negros.
Sobre os negros, o panfleto afirma que o KKK não é inimigo dos negros, mas condena toda integração entre raças.
O panfleto acaba com uma nota em letras menores: "Quantos grupos trabalham em prol dos brancos? Poucos. Por isso vivemos a situação reversa de enfrentar discriminação em nossos trabalhos, pagamos altos impostos para sustentar programas de bem-estar para as minorias. Nós do KKK estamos compromissados com os interesses da maioria branca."
(DR)

Texto Anterior: Grupo é o `vigia' do KKK
Próximo Texto: Comício em Chicago reúne mais opositores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.