São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Nem só as grandes ganham com cerveja

ALINE SORDILI
EDITORA DO TUDO

O brasileiro consome cerca de 6 milhões de litros de cerveja por ano. Esse filão de mercado, até hoje dominado por grande marcas, agora é alvo também de pequenos produtores da bebida.
Alex Sommer, empresário e cervejeiro convicto, é o dono da receita da Love Beer (cerveja do amor, em inglês).
Feita com o dobro de malte das cervejas comuns, a personalizada Love Beer leva guaraná, catuaba, marapuama e ginseng -ingredientes considerados afrodisíacos.
``Escolhi essa cerveja porque acho que todo mundo quer melhorar o desempenho sexual", brinca.
Sommer, 55, que também ensina como fabricar cervejas, produz 100 caixas de 30 garrafas de 300 ml de Love Beer por mês.
``Com a proximidade do dia dos Namorados aumentei minha produção em 50%", afirma. Ele não revela o seu faturamento.
Mas nem só de amor vive o ramo de cervejaria. Itamar Coelho de Araújo, 60, é fabricante da cerveja D'Kaza, do tipo dinamarquesa (bem escura).
``Aprendi a fazer a bebida com o Sommer dez anos atrás. Minha idéia inicial era ter uma produção caseira", diz.
O gosto pela loira gelada levou Araújo a abrir seu próprio negócio em Lindóia (160 km de São Paulo). Sua microcervejaria produz 9.600 garrafas de 300 ml por mês.
Com um esquema de distribuição para hotéis e restaurantes do interior de São Paulo, ele tem um lucro de R$ 6.000 por mês.

LEIA MAIS
sobre fabricação de cerveja à pág. 8-2

Próximo Texto: Curso ensina como produzir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.