São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Feira de franquia traz novidades baratas
DA REDAÇÃO; DA REPORTAGEM LOCAL A quarta edição do evento apresenta cerca de 220 empresas do setor e mostra novidades nacionais e internacionaisA ``ABF Franchising Show'95", que terminou ontem no SP Market Center (zona sul de São Paulo), apresentou muitas novidades nacionais e internacionais do crescente setor de franquias. A feira trouxe sugestões para todos os gostos e bolsos (leia texto abaixo). Entre as franquias com preços mais baratos, estava a Da Fazenda. A empresa desenvolveu uma forma de extrair e vender suco de laranja em carrinhos em pontos fixos ou móveis. O investimento inicial para montar uma franquia Da Fazenda é de R$ 15,7 mil mais R$ 6 mil de taxa de franquia. Também na área de alimentação outra opção com preço barato é a Frzzy. Para montar uma loja de sorvete de iogurte é preciso R$ 46 mil, incluindo a taxa de franquia. O investimento para a montagem de um quiosque é menor, R$ 36 mil (leia mais sobre quiosques abaixo). Para manter um espaço que as empresas de sorvetes normalmente perdem no inverno, a Früzzy está lançando o ``Brownie Früzzy", sorvete de iogurte com tradicional bolo norte-americano e calda de chocolate quente. Vinda de Salvador (Bahia), a Pinto & Bordo tem uma loja própria, duas franquias em funcionamento e duas em instalação. O investimento inicial fica em torno de R$ 50 mil. Nesse valor estão incluídos duas máquinas eletrônicas de bordados, um computador, software com mais de 15 mil desenhos diferentes, taxa de franquia (de R$ 5 mil a R$ 10 mil) e treinamento. Uma das franquias mais exóticas da feira era a Central de Caronas. A empresa tem uma unidade em Florianópolis (SC) e quer expandir suas atividades em forma de franquia. O trabalho da empresa consiste em agenciar quem quer dar carona. Quem quer ser ``caroneiro" preenche um cadastro pessoal e do carro na Central de Caronas. Quando for viajar, avisa com dois dias de antecedência. A central, que controla as informações por computador, cruza os dados de procura e oferta. ``É um ganho extra ideal para quem faz um mesmo roteiro todo dia, para ir ao trabalho, por exemplo", diz Gert Schinke, 39, sócio. O investimento para abrir uma franquia varia de R$ 10 mil a R$ 20 mil, mais a taxa de franquia que varia de R$ 1.000 a R$ 5.000, dependendo da localidade. A rede de franquias Le Postiche esteve na feira com três marcas: Le Postiche, Viaggiando e a marca Day by Day. As duas primeiras são franquias de lojas de bolsas e malas e a Day by Day é voltada para o segmento de presentes. O investimento inicial para essa loja é de R$ 35 mil. Para a Viaggiando, R$ 80 mil. Outra novidade foi a Semáforos Orientativos, da MSC Propaganda e Marketing Franchise Comercial. O semáforo é acoplado a um painel eletrônico, que atua somente enquanto está no vermelho, passando mensagens informativas. O primeiro já está funcionando em Campinas (São Paulo). A taxa de franquia é de R$ 14 mil e os royalties custam R$ 5 mil. Diferente dos formatos tradicionais -não é uma loja, nem um quiosque-, a máquina norte-americana de pipoca Hollywood Pop atraiu muitas pessoas ao estande. Alfredo Rheingantz, 31, master-franqueado da marca, diz que pretende instalar 200 máquinas no primeiro ano de atuação no país. Cada máquina custa em torno de R$ 9.600. ONDE ENCONTRAR: Texto Anterior: Saiba onde encontrar os equipamentos Próximo Texto: Quiosques atraem público Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |