São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Podia ser "Cojaque"

DALMO MAGNO DEFENSOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Segundo consta, meu avô materno trabalhou na construção da ferrovia entre Bauru (SP) e a então remota Corumbá (MS), e resolveu ficar por lá quando terminou o trabalho. Se não convinha teimar com o sisudo Floro quando velhinho, muito menos em sua flor da idade. Por isso minha avó concordou.
Morando em São Paulo, a mais de 1.500 km, nós raramente os víamos, o que era uma pena. Além de ter os atributos de toda avó simpática, a minha era uma gozadora de marca maior. Na época de nossa última visita, ela andava cismada que meu avô, já totalmente grisalho, se parecia com o então presidente Geisel. E pedia, com a cara mais inocente: ``Meu filho, o almoço está pronto. Vá chamar o chefe da nação..."
A Folha publicou reportagem sobre a desativação do trem de passageiros entre Campo Grande e Corumbá. Fala de cidades por onde passei no sacolejante trem diesel da Noroeste -como Piraputanga, onde foi tirada uma foto que mostra mãe e filho caminhando sobre os trilhos. A legenda os identifica: a mãe é Patrícia, e o menino chama-se Magaiver. Magaiver da Silva, para ser exato.
Graças à magia da TV, o herói MacGyver, de ``Profissão: Perigo", passou muitos domingos entre os piraputanguenses. Com um grampo de cabelo e uma foto do Garrincha, ele conseguia fabricar um artefato que derrubava um caça soviético -e façanhas desse tipo devem ter inspirado os pais do menino.
A favor do escrivão que fez o registro de nascimento, convém lembrar que a Globo tem o mau hábito de omitir os créditos da séries enlatadas, impedindo que se saiba -entre outras coisas- a grafia correta do nome dos personagens. Mas Magaiver, desse jeito mesmo, ficou bem legal.

Texto Anterior: "Sessão da Dez' só vai ao ar às 23h30'; 'Globo: onde estão filmes prometidos?'; 'Estou muito triste com a Rede Globo'
Próximo Texto: Minissérie sobre fatos jornalísticos estréia terça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.