São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

164 anda melhor com 24 válvulas

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

O Alfa Romeo 164 24V compensa com desempenho excepcional pequenas falhas de acabamento. Ele acelera e retoma velocidade com muita rapidez, atinge 240 km/h e tem freios e estabilidade acima da média.
Só a tração, dianteira, não combina com a excelência mecânica do carro. Em acelerações bruscas, as rodas giram em falso, fazendo o carro perder muito tempo na saída.
A solução é acelerar com calma, evitando que os pneus ``cantem". Caso usasse tração traseira, o 164 ganharia melhor comportamento em aceleração e curvas velozes.
É pecado deixar o Alfa com um motorista. O carro foi feito para quem gosta de guiar. Seu motor de 215 cavalos-vapor (47 cv a mais que um Omega 4.1) produz ruído forte o bastante para mostrar que é ``bravo", disposto a acelerar.
A direção do 164 24V (sigla de 24 válvulas, ou quatro para cada cilindro) permite ao motorista saber o tempo todo onde estão os pneus. Em manobras, é mais pesada que a de seus rivais de luxo.
Também o câmbio mostra a vocação esportiva do carro. Para engatar as marchas, bastam curtos movimentos do braço. Firmes o bastante para evitar excessiva inclinação do carro em curvas, as suspensões absorvem muito bem irregularidades do piso.
Pelo preço do carro, o acabamento fica devendo. A unidade testada por Veículos, por exemplo, tinha a tampa do porta-luvas dura, carpete solto na divisão entre a cabine e o motor e pára-sol do lado direito desalinhado.

Texto Anterior: A cozinha Alfa degustada na própria casa
Próximo Texto: VW sobe preços nas próximos semanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.