São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
164 anda melhor com 24 válvulas
GRACILIANO TONI
Só a tração, dianteira, não combina com a excelência mecânica do carro. Em acelerações bruscas, as rodas giram em falso, fazendo o carro perder muito tempo na saída. A solução é acelerar com calma, evitando que os pneus ``cantem". Caso usasse tração traseira, o 164 ganharia melhor comportamento em aceleração e curvas velozes. É pecado deixar o Alfa com um motorista. O carro foi feito para quem gosta de guiar. Seu motor de 215 cavalos-vapor (47 cv a mais que um Omega 4.1) produz ruído forte o bastante para mostrar que é ``bravo", disposto a acelerar. A direção do 164 24V (sigla de 24 válvulas, ou quatro para cada cilindro) permite ao motorista saber o tempo todo onde estão os pneus. Em manobras, é mais pesada que a de seus rivais de luxo. Também o câmbio mostra a vocação esportiva do carro. Para engatar as marchas, bastam curtos movimentos do braço. Firmes o bastante para evitar excessiva inclinação do carro em curvas, as suspensões absorvem muito bem irregularidades do piso. Pelo preço do carro, o acabamento fica devendo. A unidade testada por Veículos, por exemplo, tinha a tampa do porta-luvas dura, carpete solto na divisão entre a cabine e o motor e pára-sol do lado direito desalinhado. Texto Anterior: A cozinha Alfa degustada na própria casa Próximo Texto: VW sobe preços nas próximos semanas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |