São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carismáticos planejam atos antiaborto

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O movimento Renovação Carismática Católica está planejando atos públicos em todo o país, em agosto, para protestar contra projetos de lei que tramitam no Congresso para legalizar o aborto.
Segundo o deputado federal Salvador Zimbaldi (PSDB-SP), ``mais de 20 milhões de católicos" serão mobilizados. Zimbaldi, 40, vice-líder do seu partido na Câmara, foi eleito com o voto dos carismáticos.
Os carismáticos (leia texto abaixo) vão protestar ``também contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, a eutanásia e a descriminação da maconha e de outras drogas", disse Zimbaldi.
O deputado esteve presente ontem ao 17º encontro anual dos carismáticos, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
O bispo da diocese de Santo Amaro (zona Sul), dom Fernando Figueiredo, 55, celebrou a missa de encerramento do encontro.
``Tudo isso é bem-vindo", disse d. Fernando ao saber da intenção dos carismáticos de fazer atos públicos contra o aborto.
No Brasil desde 72, os carismáticos estão organizados em todos os Estados do país. A direção do movimento avalia em 6 milhões o número de seus seguidores.
``No mínimo, o triplo disso (6 milhões) de católicos deve se manifestar, pois também são contra esses verdadeiros atentados à vida e à moral", disse o deputado Zimbaldi, que é do mesmo partido de Fernando Henrique Cardoso.
Público pequeno
Antes dos atos públicos, os carismáticos pretendem mobilizar seus seus seguidores para pressionar os parlamentares no Congresso.
Ontem, durante o 17º encontro da Renovação Carismática Católica, o público que compareceu ficou distante dos 30 mil que esperavam os organizadores.
Para o sargento Leme, da Polícia Militar, apenas 9.000 pessoas estavam no Pacaembu por volta das 13h, ``o horário de pico".
``Nós fomos prejudicados pelo fechamento de parte das arquibancadas do estádio, por motivo de segurança. Muita gente pensou que o evento seria até cancelado", disse o coordenador da Renovação Carismática em São Paulo, Adilson Carvalhal, 53.
O cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, compareceu ao encontro na parte da manhã. Como faltou energia elétrica, não pode falar aos fiéis.
``Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus", disse d. Paulo antes de sair da reunião dos carismáticos.
O encontro começou às 8h e terminou às 17h. Durante todo o dia, os fiéis oraram e cantaram sob a coordenação de padres que se revezavam ao microfone.
No início da tarde, falava ao microfone o padre Joãozinho. Pediu para que todos saíssem dali ``grávidos de Jesus".
O encontro custou, segundo os organizadores, cerca de R$ 20 mil, entre aluguel do estádio, equipamentos de som e outros serviços. O dinheiro foi arrecadado entre os diversos escritórios da Renovação Carismática.
O palco que serviu de altar foi montado na pista de atletismo do estádio. Ninguém caminhou sobre o gramado, no centro do qual foi estendida uma bandeira de aproximadamente 100 metros quadrados com uma pomba desenhada, representando o Espírito Santo.

Texto Anterior: Estudo do IBGE pede solução de conflitos
Próximo Texto: 'Faremos piquete para fechar esses açougues'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.