São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limite às importações deve sair esta semana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo tentará definir esta semana a MP (medida provisória) que limitará a importação de automóveis e criará estímulos à produção nacional de veículos.
A medida ainda não foi concluída devido a divergências entre os ministérios da Fazenda e Planejamento quanto ao seu conteúdo.
Em princípio, a MP não tem data certa para sair. Mas o governo tem pressa porque avalia que não pode deixar em aberto a crise deflagrada com o vazamento de informações sobre a medida, em especial a respeito das divergências da equipe econômica em torno da questão.
A idéia de impor limites à entrada de veículos fabricados no Exterior (em princípio, um percentual máximo da produção nacional) foi concebida no Ministério do Planejamento, comandado por José Serra. Mas esbarrou em problemas apontados pelo Ministério da Fazenda, comandado pelo ministro Pedro Malan.
A equipe da Fazenda advertiu que a imposição pura e simples de cotas de importação iria ferir o acordo da OMC (Organização Mundial de Comércio) e, portanto, deixaria o Brasil sujeito a retaliações internacionais (restrições a produtos brasileiros no Exterior, por exemplo).
O vazamento de informações gerou desconfiança entre as equipes de Serra e Malan. Dentro da Fazenda, acredita-se que o Planejamento vazou a MP para criar um fato e tornar a medida irreversível. No Planejamento, acredita-se que o vazamento partiu da Fazenda, para criar resistências à adoção da MP.
O presidente já decidiu que a medida vai sair. Resta definir a fórmula de limitação.

Texto Anterior: Desenvolvimento foi inegável
Próximo Texto: Governo investe contra tabelamento de juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.