São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
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Assinantes de redes de TV reclamam de atendimento

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Atraso na instalação da TV por assinatura e dificuldade para entrar em contato com as empresas do setor para reclamar são alguns problemas que os consumidores que se filiaram a esse novo sistema de transmissão vêm encontrando.
Queixas em relação à qualidade da transmissão e ao aumento das prestações também foram registradas pelo Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), afirma Maria Estela Gregori, 36, técnica do órgão.
O Procon recebeu 48 reclamações sobre TVs a cabo em 94 e 31 até meados de maio deste ano.
O desenhista Dácio César Calixto, 24, fez o pedido de instalação do cabo para a Multicanal em março passado. Ele já havia pago duas parcelas do contrato e não entendia por que seus vizinhos, que haviam pedido a instalação depois, tiveram o cabo instalado em 15 dias sem pagar nenhum valor.
Calixto diz ter ligado inúmeras vezes para o serviço de atendimento da Multicanal. O cabo foi instalado em sua casa no final de maio.
Qeila Gaidos, 21, analista de atendimento da Multicanal, diz que a praça onde mora Calixto, no Cambuci, está situada em uma quadra que não faz parte do mesmo projeto de cabeamento das ruas próximas à praça, que já haviam sido ```cabeadas".
O engenheiro Marcelo Rusu dos Reis, 44, diz que desde fevereiro passado, quando o cabo foi instalado em sua residência pela NET, as imagens são transmitidas com chuviscos ou interferências.
Ele diz que um técnico da NET constatou por escrito em maio que as interferências eram devidas a um erro na instalação inicial. Mesmo após a visita de um outro técnico, as interferências continuam, segundo Reis.
``O folheto de propaganda garantia uma imagem e som perfeitos. Se eles me venderam um produto perfeito, eles têm que me entregar um produto perfeito", afirma Reis.
A NET diz, através de sua assessoria de imprensa, que as interferências de imagem e de som eram devidas ao acoplamento de vários aparelhos na tomada da televisão de Reis.
Maria Elisa Albuquerque, 41, diz ter procurado a TVA inúmeras vezes por telefone e via fax para reclamar sobre o não recebimento das revistas com a programação mensal da TVA e sobre canais que haviam sido pagos mas não estavam sendo transmitidos.
Ela diz que as revistas começaram a ser enviadas após algumas reclamações e que a TVA está regularizando atualmente a transmissão dos canais.
``Eles estão sendo muito atenciosos agora", diz Albuquerque.
As empresas do setor de TVs a cabo dizem que estão ampliando o serviço de atendimento aos clientes para atender o aumento da demanda de assinantes.

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