São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
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Empresas pretendem melhorar o serviço

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

As TVs a cabo pretendem ampliar seus serviços de atendimento ao consumidor. Ligar hoje para um desses serviços requer paciência, já que os telefones ficam na maior parte do tempo ocupados.
Segundo a assessoria de imprensa da NET, que tem 27 mil assinantes em São Paulo, a empresa não esperava que a demanda de pedidos de instalação do cabo fosse crescer tanto. A estrutura de atendimento não corresponde ao número de assinantes, que aumenta a cada mês, e a ampliação desse setor está entre as prioridades da empresa, diz a NET.
O aumento da demanda se reflete ainda nos prazos de instalação do cabo, provocando atrasos, afirma a assessoria.
``O crescimento das vendas dificultou a possibilidade de fazer as instalações no prazo previsto", afirma Adriano Bianco, 42, gerente de atendimento da TVA. A empresa, que iniciou as vendas do cabo há seis meses e tem 15 mil assinantes desse sistema em São Paulo, aumentou o prazo de instalação de 30 para 60 dias.
Bianco diz que, além dos atuais canais de contato (atendimento normal, via fax ou telefone ``on line"), a empresa iniciará em 15 dias um sistema de mala direta com dicas para que os consumidores resolvam problemas sozinhos.
Além do aumento da demanda, existem problemas técnicos que muitas vezes atrasam a instalação, dizem as empresas do setor.
A estrutura de prédios que não foram projetados para receber o cabo, ruas que não estão cabeadas, queda de postes de luz e dutos obstruídos na rede da Telesp são alguns dos problemas apontados.
A Multicanal também deve ampliar o quadro de funcionários do serviço de atendimento, diz Qeila Gaidos, analista de atendimentos da empresa. (DFe)

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