São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF mudará passaporte para evitar falsificação

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal está concluindo estudos para mudar o formato do passaporte brasileiro a partir do próximo semestre.
O documento atual é considerado ``desgastado" pela PF por sofrer resistência em vários países. Essa dificuldade se dá sobretudo pela facilidade de falsificação do atual modelo.
A Polícia Federal contabiliza o sumiço de 8.000 matrizes no ano passado e cerca de 1.000 este ano.
Segundo a PF, esse ``desaparecimento" deve-se à ação de quadrilhas de falsários e mesmo à falta de cuidado da própria Polícia Federal.
Por isso, em alguns países -principalmente nos europeus-, a apresentação do passaporte verde (comum) coloca muitas vezes em suspeita o visitante.
Menor
O novo passaporte será menor do que o atual. Terá o tamanho de uma carteira de identidade e um código de barras para a leitura ótica.
Segundo a Polícia Federal, isso dificultará sua falsificação. O novo passaporte terá também algumas novas páginas de identificação.
A PF está definindo se ele também mudará de cor. Os critérios para a substituição dos atuais passaportes também estão sendo concluídos.
Recadastramento
Toda essa mudança está incluída no Promasp (Programa de Modernização das Polícias Aérea, Marítima e de Fronteira). O programa conta com recursos de cerca de R$ 12 milhões.
Dentro do Promasp, a Polícia Federal também pretende recadastrar todos os estrangeiros que residem no país.
Não há ainda maior detalhamento sobre isso.

Texto Anterior: Morte de alemão na Bahia preocupa ONU
Próximo Texto: Neblina exige cuidado na estrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.