São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
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Brasil recebe oficialmente prova no Rio

DO ENVIADO A DETROIT

A primeira prova brasileira da Indy foi oficialmente anunciada no último sábado em Detroit (EUA) pela Indycar, entidade dirigente da categoria.
Também foi divulgado o calendário para a temporada de 96 da Indy. Em vez de 17 corridas, como há este ano, o número de provas caiu para 15.
A ausência mais notável são as 500 Milhas de Indianápolis. A prova acontece dia 26 de maio, mas e, a princípio, não vai contar pontos para o campeonato da Indy.
Ainda assim, o calendário da categoria deixou vago todo o mês de maio, para que as equipes que quiserem participar da corrida mais tradicional do mundo possam se preparar.
Indianápolis valerá pelo campeonato da IRL (Indy Racing League), uma liga paralela à Indycar e nascida de uma fratura política desta, cuja primeira competição acontece em 96.
Como as 500 Milhas rendem muito dinheiro às equipes, provavelmente os times da Indy participem da corrida do ano que vem, mas com os carros com que competiram lá em 95.
Já a corrida brasileira será realizada num circuito oval, com 2 km de extensão, que está sendo construído na área interna ao circuito misto existente no autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Os primeiros estudos técnicos apontam que, em um treino classificatório, possa se atingir as 175 mph (281,575 km/h) de média.
A data da corrida brasileira deve ser anunciada ainda este mês, mas é certo que ela acontecerá em março, após o GP de Miami, primeira prova da temporada de 96 da Indy.
A indefinição se deve ao acerto da data do GP da Austrália, etapa seguinte à brasileira. Os organizadores não querem que a corrida australiana da Indy coincida com o GP da Austrália de F-1.
Os organizadores da prova brasileira, que deverá ter 400 km de duração e se chamar ``400", estimam que o autódromo terá capacidade para 100 mil pessoas. O preço médio dos ingressos será de R$ 75,00.

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