São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição analisa arte brasileira pré-1945

DA REDAÇÃO

Será lançada amanhã, às 19h, no Banco Safra, a 21ª edição do ``The Journal of Decorative and Propaganda Arts". A revista, com 13 artigos, em 250 páginas e 310 ilustrações, é dedicada à arte brasileira no período que vai de 1875 a 1945. Será distribuída no Brasil pela Livraria Nobel.
Uma análise sobre a formação do perfil cultural do Brasil, de autoria da professora e crítica Aracy Amaral, abre a revista e alinhava os demais textos.
O empresário e colecionador José Mindlin assina artigo sobre ilustração de livros e revistas brasileiros, reproduzindo páginas de ``O Atheneu", de Raul Pompéia, o Tico-Tico e tiras de Belmonte, entre outras.
Mindlin faz uma minuciosa galeria de artistas gráficos com pequenas fichas biográficas.
A última entrevista com o paisagista Burle Marx e um artigo sobre Flávio de Carvalho são outros destaques da revista.
Há ainda uma excelente análise sobre o processo de criação e planificação de Belo Horizonte e Goiânia, da professora Celina Lemos, e um artigo sobre o fotógrafo Marc Ferrez.
O ``Journal" foi fundado em 1986 e é distribuído a museus, universidades e bibliotecas. É mantido pela fundação americana Wolfson e se mantém como uma publicação de referência no estudo das artes gráficas, do design e da arquitetura.
O número brasileiro teve patrocínio da Fundação Vitae, do Banco Safra, da Varig e do Consulado-geral do Brasil em Miami.

Revista: The Journal of Decorative and Propaganda Arts.
Distribuição: Livraria Nobel (rua Maria Antonia, 108, tel. 011/257-2144)
Lançamento: Amanhã, às 19h, no Banco Safra (av. Paulista, 2.100, Cerqueira César, SP)

Texto Anterior: Fraqueza é força da nova arte
Próximo Texto: Série prossegue com debate sobre `O Acaso'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.