São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

``Uma História da Vodca" refaz percurso de cinco séculos na Rússia

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O livro ``Uma História da Vodca" nasceu de uma necessidade comercial: provar a origem russa da bebida e do nome vodca. Em 1977, aniversário de 60 anos da Revolução Bolchevique, empresas européias e norte-americanas iniciaram um processo internacional alegando ter o direito exclusivo de usar a marca vodca, porque a teriam produzido antes dos russos.
Um processo que foi vencido com facilidade pelos soviéticos, que possuíam evidências históricas de sua precedência. Mas uma ``traição" complicou a questão. A Polônia, então aliada dos soviéticos, abriu novo processo, dizendo que a bebida fora inventada no século 16, em seu território.
Para o novo ataque, os soviéticos estavam despreparados. Não havia provas tão antigas sobre a origem da vodca. Dois grupos de pesquisa, da Academia de Ciência e o Ministério da Indústria Alimentícia, acionados pela ``Instrução Secreta 04.13", fracassaram.
Perder o processo significaria perder o uso do nome vodca em rótulos e propaganda. O historiador W. V. Pokhlióbkin foi chamado então pelo governo soviético para tentar salvar a questão.
Pokhlióbkin conseguiu. Em 1982, a então União Soviética ganhou a disputa. O livro, lançado aqui pela Editora Ática, reproduz o resultado de sua pesquisa.
``Uma História da Vodca" é também uma história da Rússia. Para mostrar a origem do termo (que significa literalmente ``aguinha", diminutivo de ``vodá", água) e sua relação com a bebida, Pokhlióbkin retrata por exemplo os hábitos médicos nos séculos 15 e 16, quando vodca era sinônimo de remédios a base de álcool.
Como bom socialista, Pokhlióbkin não despreza os fatores econômicos. Interessado em comprovar em que regiões era possível surgir a produção em larga escala dessa bebida, o autor recolhe dados sobre a produção de cereais (base da vodca) e as épocas em que houve excedente de produção.
Analisa ainda de que modo a bebida destilada a base de cereal, com produção barata e preço de venda altamente lucrativo, passa a interessar ao governo como forma de arrecadar impostos e se torna um monopólio estatal no início do século 15.
O que deu origem à ``tavernas do czar" e, imediatamente, ao mercado negro da bebida.
O livro traz ainda informações sobre a evolução do processo de produção da bebida. E a forma ``mais civilizada" de bebê-la: ``junto com a comida, de forma a desempenhar seu verdadeiro papel gastronômico, em vez de servir como um meio primitivo de rápida embriaguez".

Livro: Uma História da Vodca, de W. V. Pokhlióbkin
Lançamento: neste mês, sem data
Preço: R$ 25

Texto Anterior: Exposição celebra o inventor do livro
Próximo Texto: Palestra fala sobre vinhos do novo mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.