São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal de Veneza premia norte-americanos

DANIEL PIZA
ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

O estilo é o homem.
A premiação da 46ª de Veneza, divulgada anteontem, reflete as idéias que o diretor do evento -o crítico francês Jean Clair, 55- fez questão de empenhar na comemoração dos 100 anos da mais importante mostra de artes plásticas mundial.
O Leão de Ouro de pintura -para o norte-americano R.B.Kitaj, 63- e de escultura -para Gary Hill, também norte-americano- foram concedidos a artistas que expõem na exibição centenária, ``Identidade e Alteridade", e não entre os representantes nacionais.
Kitaj é o mais importante. Vive em Londres há três décadas.
Uma retrospectiva de sua obra aconteceu no final do ano passado na Tate Gallery de Londres. Agora a retrospectiva acaba de chegar ao Metropolitan Museum of Art de Nova York, com grande repercussão na crítica. Kitaj fez parte do movimento da arte pop de Londres e preferiu o figurativismo e o surrealismo em suas telas recentes.
Eclético, ele se diz discípulo de Matisse, Cézzanne e Picasso.
Em Nova York críticos como o australiano Robert Hughes debatem o assunto e julgam que Kitaj ultrapassa pratica seu figurativismo na derrocada da vanguarda.
O curador Jean Clair também provocou polêmica ao propor uma exposição que contasse -através da representação da figura humana- ``a história dos últimos cem anos da arte" e ao extinguir o ``aperto", a mostra de arte que dominava a atenção dos marchands e críticos de artes plásticas em busca das tendências do futuro.
Clair acha que arte é uma procura de identidade e que essa procura parte do modo de ver o corpo, em especial o rosto humano.
``Identidade e Alteridade" reúne obras de Degas, Rodin, Picasso, Matisse, Francis Bacon, Freud, R.B. Kitaj e diversos outros pintores figurativos.
Afastou da mostra as instalações e a arte abstrata.

O jornalista DANIEL PIZA viajou a convite da Varig

Texto Anterior: Folha promove debate sobre TVs públicas
Próximo Texto: Veneza terá novo museu em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.