São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veneza terá novo museu em 96

DANIEL PIZA
DO ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

Veneza terá um museu de arte contemporânea no meio dos jardins onde se realiza a Bienal. O pai do projeto, o vice-presidente da Bienal, Massimo Cacciari, disse à Folha que quer inaugurá-lo ainda em 1996.
O projeto está rodeado por polêmicas. Para começar, Cacciari se indispôs com o diretor desta 46ª edição do evento, porque queria restaurar o pavilhão italiano, o maior dos prédios dedicados às representações nacionais, nos jardins. Clair achou melhor esperar a passagem desta Bienal, já que Cacciari pretendia fazer a reforma em apenas três meses, correndo o risco de não terminar.
A necessidade de um prédio maior e adequado para centralizar o evento, onde se configure um acervo das sucessivas exposições, é a justificativa de Cacciari. ``O museu será fundamental para organizar e aprimorar a Bienal", disse.
A construção do museu faz parte de um projeto museológico global que Cacciari comanda para Veneza. ``Precisamos usar os diversos espaços de modo racional", afirmou. ``É impossível ir às exposições em Veneza hoje; você entra num museu ou palácio e há tanta gente que não se vê nem o quadro."
Uma das idéias em avaliação é, segundo Cacciari, a destinação de um horário exclusivo para as excursões turísticas. Outra é o aumento do preço dos ingressos para criar renda para restauração e dos museus.
O problema, porém, é turístico. Alguns, como o cineasta Franco Zeffirelli, propõem um controle rigoroso do fluxo de visitantes a Veneza. A população da cidade, 50 mil, dobra na alta temporada (maio-outubro).
``É muito delicado", resume Cacciari. ``Veneza depende do turismo e o turismo, dos museus. Mexer em um ou outro é muito difícil."
(DP)

Texto Anterior: Bienal de Veneza premia norte-americanos
Próximo Texto: Caixa apresenta piano moderno de Bud Powell
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.