São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Estados Unidos tiram embai xador da China; Extrema-direita tem vitória na França; Jovens asiáticos atacam na Inglaterra; Russos avançam no sul da Tchetchênia; Morte da mulher de Simpson faz um ano; Exército turco ataca rebeldes curdos; Governo e guerrilha zapatista negociam; Papa reza por judeus e pela Bósnia

Estados Unidos tiram embaixador da China
Os EUA retiraram seu embaixador na capital chinesa, Pequim. J. Stapleton Roy sai do cargo em um momento tenso nas relações EUA-China. Os norte-americanos receberam o presidente de Taiwan, ilha que a China considera parte de seu território e que é anticomunista. Não há substituto imediato para Roy.

Extrema-direita tem vitória na França
A Frente Nacional, partido de extrema-direita francês, obteve um crescimento de 2% nas eleições municipais que ocorreram ontem. Já os partidos da direita tradicional e a esquerda tiveram redução no seu número de representantes, mantendo, porém, o domínio político.

Jovens asiáticos atacam na Inglaterra
Cerca de 300 jovens de origem asiática entraram em confronto com a polícia de Bradford, no norte da Inglaterra. Seis policiais ficaram feridos e 12 jovens foram presos durante o fim-de-semana. A briga foi um protesto contra a prisão de dois jovens membros de uma gangue.

Russos avançam no sul da Tchetchênia
O Exército russo intensificou sua ofensiva contra a região sul da Tchetchênia, república que quer se libertar do controle da Rússia. O líder tchetcheno Djokhar Dudaiev afirmou que a Rússia "vai queimar no fogo do inferno pela invasão, que começou em dezembro.

Morte da mulher de Simpson faz um ano
Hoje faz um ano que Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman foram mortos a facadas em Los Angeles, costa oeste dos EUA. O ex-marido de Nicole, o esportista e ator O. J. Simpson, está sendo julgado pelo duplo assassinato. Ele é a pessoa mais famosa e mais rica jamais indiciada por homicídio nos EUA.Seu caso tem sido há um ano o principal assunto na TV do país.

Exército turco ataca rebeldes curdos
Os turcos atacaram com helicópteros posições de rebeldes curdos, que querem formar um Estado independente, na província de Tunceli, no sudeste do país. Nos últimos dez dias, 141 rebeldes curdos foram mortos em conflitos na região. O Exército perdeu cinco homens.

Governo e guerrilha zapatista negociam
Acabaram ontem as negociações entre o governo mexicano e a guerrilha zapatista, que luta contra as autoridades no Estado de Chiapas. Nova rodada de negociações deve começar no dia 4 de julho para discutir a paz na região.

Papa reza por judeus e pela Bósnia
O papa João Paulo 2º disse ontem que as guerras mundiais, o Holocausto judeu pelos nazistas e a guerra na Bósnia são manifestações do diabo na terra. Ele rezou pelo fim do conflito na ex-Iuguslávia no Vaticano.

Próximo Texto: Atentado mata 28 na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.