São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios atacam perto do aeroporto de Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Forças sérvias da Bósnia realizaram ataque próximo ao aeroporto de Sarajevo ontem. Também houve combates no encrave bósnio de Gorazde, segundo a ONU.
Os disparos de artilharia vieram de uma arma localizada num subúrbio próximo ao aeroporto.
O ataque viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que proíbe o uso de armas pesadas ao redor da capital bósnia.
Os soldados sérvios dispararam também 27 morteiros de Kovacici para a área de Hrasnica.
O governo bósnio e as forças sérvias trocaram disparos de artilharia, tanques e morteiros nas montanhas de Sarajevo na semana passada, em batalha pelo controle de acessos à cidade, sitiada há três anos pelos sérvios.
Em Gorazde (leste da Bósnia), houve lutas ontem de manhã, na margem leste do rio Drina, e cerca de 230 disparos foram registrados, segundo a ONU.
A rádio estatal da Bósnia afirmou que uma mulher foi assassinada e 12 pessoas ficaram feridas em ataques de artilharia e infantaria nos arredores de Gorazde, desde a manhã de sábado.
A agência de notícias dos rebeldes sérvios "SRNA" registrou ataques de artilharia dos Exército bósnio em Doboj, no norte, e disse que quatro civis foram feridos.
O exército muçulmano fez fogo de artilharia contra a cidade quase diariamente nas últimas duas semanas, segundo a agência.
Forças bósnias croatas relataram conflitos num front próximo às cidades de Orasje e Bosanski Samac (norte da Bósnia) no domingo.
A cidade de Grebnice, ocupada pelos croatas, foi atacada por mais de 200 morteiros, mas um ataque de infantaria foi repelido.
Os sérvios bósnios fracassaram em repelir as forças croatas em Orasje, situada num corredor de abastecimento que liga sérvios da Bósnia à Sérvia.

Texto Anterior: Refém ferido é libertado por sérvios da Bósnia
Próximo Texto: Diplomatas dizem que reféns serão libertados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.