São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diplomatas dizem que reféns serão libertados

ANDRÉ FONTENELLE
ENVIADO ESPECIAL A BELGRADO

Um diplomata britânico e um francês afirmaram ontem, na Sérvia, que acreditam que os militares da ONU reféns dos sérvios da Bósnia serão libertados em breve.
Ivor Roberts, encarregado de negócios da embaixada do Reino Unido em Belgrado, disse que a situação "está no caminho certo" e agradeceu "aos tornaram isso possível, inclusive o presidente sérvio, Slobodan Milosevic".
Gabriel Keller, encarregado de negócios francês, ressalvou que a "libertação dos detidos não está relacionada ao fim do embargo a Belgrado nem ao reconhecimento da Bósnia" pela atual Iugoslávia.
Os dois deram essas declarações a uma rádio da cidade de Kragujevac, 95 km ao sul de Belgrado.
Anteontem, o "ministro das Relações Exteriores" da autoproclamada República Sérvia da Bósnia, Aleksa Buha, dissera que a questão dos reféns está "em princípio, resolvida" e que falta apenas acertar detalhes da libertação.
Segundo a agência oficial iugoslava Tanjug, o chefe da polícia secreta sérvia, Jovica Sanisio, previu a libertação dos reféns para "esta semana". Stanisic foi o intermediário da libertação de parte dos reféns, na semana passada. Há 145 militares da ONU presos ou cercados pelos sérvios da Bósnia.
Entre eles se encontra um brasileiro, o capitão Harley Alves. Ele estaria detido com sete observadores militares, nos arredores de Pale. Estariam nas mãos de "radicais" sérvios da Bósnia, que relutam quanto à libertação dos reféns.
Embora o governo iugoslavo afirme não apoiar o regime separatista de Radovan Karadzic, a imprensa local dá impressão contrária. A maioria dos jornais ataca croatas e muçulmanos da Bósnia, enquanto defende separatistas sérvios na Croácia e na Bósnia.

Texto Anterior: Sérvios atacam perto do aeroporto de Sarajevo
Próximo Texto: CIA conhecia risco para piloto, diz jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.