São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intelectuais dizem que empresas nacionais podem projetar Sivam

DA REDAÇÃO

Um grupo de professores universitários, liderados pelo físico Luiz Pinguelli Rosa, divulgou abaixo-assinado no qual afirma que a engenharia nacional está capacitada a projetar o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
Os intelectuais argumentam que as tecnologias básicas do sistema (radares, sensoriamento remoto) estão bem desenvolvidas no país.
Segundo o abaixo-assinado, o ponto central do projeto reside nos programas usados pelos computadores do sistema, o software:
``Se a inteligência do Sivam for comprada, o comprador não tem a garantia de ser o sujeito único da vigilância do sistema". Por isso, os professores pedem ``a máxima utilização da engenharia brasileira" e ``a posse exclusiva da inteligência do sistema pelo país".
Assinam o texto, entre outros, Carlos Cosenza e Leopoldo Bastos, da UFRJ; e Hélio Waldman, Hermano Tavares, Jaime Szanner e Rege Scarabucci, da Unicamp.

Texto Anterior: Bolívia vai construir forte para impedir entrada de brasileiros
Próximo Texto: Cientistas acham indícios do "big bang"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.