São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolívia vai construir forte para impedir entrada de brasileiros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O comandante do Exército da Bolívia, general Reynaldo Cáceres, anunciou ontem que a Bolívia vai construir um forte na fronteira com o Brasil para evitar a entrada de brasileiros no país.
Nas próximas semanas devem ser iniciados estudos técnicos no departamento de Pando (1.250 km a noroeste da capital La Paz).
A população da região vem denunciando a entrada de um número cada vez maior de brasileiros. Eles estariam envolvidos, muitas vezes ilegalmente, na exploração de recursos minerais.
Além disso, nas eleições gerais de 93, partidos políticos denunciaram que brasileiros se candidataram como se fossem bolivianos.
O número de soldados que irão para a região não foi especificado. Estima-se que a construção do forte custe cerca de US$ 6 milhões.
Segundo o general Cáceres, a presença militar servirá para garantir a soberania nacional e apoiar programas regionais de desenvolvimento. Pando é o departamento (Estado) mais isolado do resto do país. Seu território só pode ser atingido de barco ou de avião.
Semana passada, o presidente boliviano, Gonzalo Sanchez de Lozada, inaugurou na capital de Pando, Cobija, um sistema de telecomunicações para integrar a região ao resto do país e ao exterior.
O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), segundo sua assessoria de imprensa, disse que não vai se manifestar sobre as ações do governo boliviano na fronteira com o Brasil.

Texto Anterior: Secretaria é invadida em AL
Próximo Texto: Intelectuais dizem que empresas nacionais podem projetar Sivam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.