São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gay é preconceituoso, diz travesti

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Uma das principais lideranças entre os travestis brasileiros, Jovana Baby afirma que uma suposta unidade entre os homossexuais esconde, na maioria dos casos, preconceito contra aqueles que usam roupas femininas.
``Entre os gays (homossexuais masculinos que não usam roupas femininas) há muitos conservadores, que classificam o travesti como um estereótipo da homossexualidade", afirma.
Outro travesti da Astral (Associação de Travestis e Liberados), Jossy da Silva, afirma que muitos gays acusam os travestis de viverem da prostituição, mas não apontam alternativas para isso.
Jovana cita, como exemplo deste preconceito, declarações do antropólogo Luiz Mott, presidente do Grupo Gay da Bahia, ao jornal ``Correio Braziliense".
Segundo ela, Mott afirmou que os travestis que se prostituem não saem das páginas policiais. Mott nega que tenha feito estas declarações e afirma que Jovana não compreendeu o que ele disse.
O antropólogo ditou à Folha suas declarações para o``Correio": ``Os travestis prostitutos que ocupam as páginas policiais com frequência são os que criam problemas para outros homossexuais, pois a maioria dos gays e lésbicas não se identifica nem com a prostituição nem com a marginalidade".
Mott afirma que sempre defendeu os travestis e que, em 1981, escreveu artigo em que listava as reivindicações desta parcela dos homossexuais.
Ele diz que sua preocupação é não confundir a vida de 5.000 pessoas (segundo ele, este é o número de travestis no Brasil) com a ``vivência de 15 milhões de homossexuais que não se travestem (sic) e que não praticam a prostituição".
(FM)

Texto Anterior: Congressos reúnem gays no Rio
Próximo Texto: `Casamento' é o tema da palestra principal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.