São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado cria parque de preservação ecológica

DA REPORTAGEM LOCAL

Decreto assinado pelo governador Mário Covas na semana passada criou um novo parque estadual na região sudeste de São Paulo, a 270 km da capital.
O Parque Estadual Intervales, com 460 milhões de m2 de área na serra de Paranapiacaba, deve se tornar em breve um dos principais centros de ecoturismo e preservação da Mata Atlântica no Estado.
A área do parque engloba a Fazenda Intervales, uma antiga propriedade do Banespa que desde 1987 é administrada pela Fundação Florestal, ligada ao governo do Estado, e as áreas de Xiririca A e B, de propriedade do Estado e que não eram utilizadas.
O novo parque ficará entre os antigos parques estaduais Carlos Botelho e Turístico do Alto Ribeira (PETAR), e a Estação Ecológica de Xitué. No total, são mais de 1,2 bilhão de m2 de área de preservação de Mata Atlântica.
Com a criação do parque, a Secretaria do Meio Ambiente pretende ampliar a estrutura da área para receber turistas e criar novos núcleos de pesquisa.
Os recursos para a manutenção do parque devem vir de parcerias com a iniciativa privada para a exploração do ecoturismo.
A vegetação de Mata Atlântica, que cobria originalmente 81,8% do território do Estado, representa hoje apenas 7,16%.
A área do parque abriga mais de 300 espécies de aves, além de inúmeras espécies da flora e da fauna originais da Mata Atlântica.
A área do parque também deve proteger o manancial constituído pelas cabeceiras do rio Paranapanema e dos afluentes do rio Ribeira de Iguape, classificados como classe 1 pela sua potabilidade, com água própria para o consumo.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a criação do parque não traz ônus para o governo.

Texto Anterior: Passagens aéreas para as capitais do Nordeste já estão esgotadas
Próximo Texto: Semab interdita 3 e multa 40 por falta de higiene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.