São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Cuba recebe três prêmios em Portugal

JAIR RATTNER
DE LISBOA

O cinema cubano foi o grande vencedor do 11º Festival Internacional de Cinema de Tróia, em Portugal. Além de três prêmios para o filme cubano ``Madagascar", incluindo o Golfinho de Ouro de melhor filme, o diretor Tomáz Gutierrez Aléa foi premiado pelo conjunto de sua obra.
Eleito o melhor filme do festival, ``Madagascar" deu ao cubano Fernando Perez o Golfinho de Prata de melhor direção e o prêmio de melhor fotografia a Raul Perez Ureta. O filme trata do conflito entre uma mãe e uma filha que decide partir de Cuba. Segundo José Manuel Gonzalez, do Instituto Cubano de Arte Cinematográfica, ``o prêmio significa que temos investido nos filmes certos". Por causa das sanções econômicas, a produção em Cuba caiu de 12 para quatro longas ao ano.
O grande derrotado foi ``Vukovar Posta Restante", dirigido pelo sérvio Boro Draskovic, antes apontado como favorito. Com produção cipriota, Vukovar trata da divisão de um casal por causa da guerra na ex-Iugoslávia. O filme chegou a ser acusado de tomar uma posição a favor dos sérvios e recebeu apenas o Prêmio do Júri.
O filme checo ``The Sandcastle" (O Castelo de Areia), dirigido por Zuzana Zemanova, recebeu os prêmios de melhor interpretação feminina e de melhor filme segundo a Organização Católica Internacional de Cinema. Entre os prêmios para as seções especiais, o destaque foi o filme ``En Mai Fais Ce Qu'Il Te Plait" (Em maio, faça o que você quiser), do francês Pierre Grange, que foi considerado a obra mais inovadora do festival.

Texto Anterior: Música latina é destaque na 26ª edição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.