São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Pocahontas' é lançado em grande estilo

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A história mais politicamente correta que a Disney já produziu foi lançada em alto estilo. ``Pocahontas", o novo longa-metragem da Disney, agitou Nova York na semana passada e deve agitar o Brasil em 30 de junho.
Com lançamento feito para 100 mil pessoas que conseguiram o disputado ingresso para ver o filme no Central Park, no último sábado, a Disney quer fazer de ``Pocahontas" o próximo ``O Rei Leão" em termos de arrecadação de bilheteria.
O filme é a história da índia nativa americana Matoaca, chamada de Pocahontas, que significa ``Pequena Travessa". Filha do chefe Powhatan, Pocahontas é a mais bela menina da tribo, mas também a mais selvagem.
Aos 12 anos, seu pai queria que ela se casasse com o guerreiro Kocoon, mas Pocahontas se apaixona por um colonizador britânico, o capitão John Smith, integrante da expedição inglesa que em 1607 fundou Virgínia.
O conflito entre colonizadores e nativos é inevitável e Smith é capturado pelos índios, irritados com a destruição provocada pelos brancos em suas terras.
Quando Smith seria morto pelo chefe Powhatan, Pocahontas se joga sobre ele e salva sua vida.
A produção do filme, dirigido por Eric Goldberg e Mike Gabriel (que teve a idéia de animar a história de Pocahontas), quis fazer uma ficção baseada em fatos reais e tornar conhecida do público a história de uma heroína ``pele vermelha".
O vilão é o branco colonizador. O único personagem mostrado como caricatura é Governor Ratcliffe, chefe da expedição inglesa.
O melhor do filme são personagens secundários que roubam a cena: Meeko, um gambá, e Flit, um pequeno pássaro parecido com o beija-flor. Os dois são amigos inseparáveis de Pocahontas e fazem as cenas mais engraçadas do filme.
Com 80 minutos de duração, ``Pocahontas" contou com a participação de mais de 25 animadores, 17 dubladores, dezenas de supervisores para efeitos especiais e desenvolvimento da história.
O astro maior que dubla o personagem John Smith é Mel Gibson. Pocahontas é dublada por uma mestiça de índia americana, Irene Bedard, parecida fisicamente com a personagem animada.
Os próximos filmes que a Disney vai lançar são ``Toys Stories", totalmente animado por computador, ainda este ano, ``O Corcunda de Notre Dame", em 1996, ``Hércules", em 1997, ``A Lenda de Mulan", ``Tarzan" e ``Fantasia Continua", em 98.

Texto Anterior: Futuro da TV pública é tema de debate hoje
Próximo Texto: Evento reúne 100 mil em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.