São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Justiça restringe ação afirmativa nos EUA; França quer adiar novas fronteiras; Contreras recorre contra sentença; Fracassa negociação sobre Chiapas; Tremor de 3,9 graus Richter atinge Roma; Tâmeis matam 16 soldados cingaleses; Granada ameaça ministério argentino; Vídeo reconstitui morte de Falcone

Justiça restringe ação afirmativa nos EUA
A Suprema Corte norte-americana restringiu os programas do governo federal para as minorias raciais, conhecidos como ação afirmativa. O conservador Clarence Thomas, único negro da corte, considerou a ação afirmativa ``uma exceção paternalista ao princípio constitucional da proteção igual a todos".

França quer adiar novas fronteiras
A França vai pedir que a implantação do Espaço Schengen (queda de barreiras entre sete países europeus) seja adiada por seis meses. Um prazo de experiência termina no próximo mês. O principal problema encontrado pelos franceses é como conter o tráfico de drogas vindo da Holanda.

Contreras recorre contra sentença
Os advogados do general reformado chileno Manoel Contreras apresentaram ontem recurso pedindo o anulação da sentença da Corte Suprema que o condenou a sete anos de prisão, pela morte do líder socialista Orlando Letelier, em 1976. O recurso deve ser julgado amanhã. Contreras ainda não se entregou à Justiça chilena.

Fracassa negociação sobre Chiapas
O Exército Zapatista de Liberação Nacional (EZLN) rechaçou todas as propostas de desmilitarização de Chiapas, onde mantém conflito armado contra o governo. A informação foi divulgada pelo Ministério da Administração do México, ao término da terceira rodada de negociações de paz.

Tremor de 3,9 graus Richter atinge Roma
Dois tremores de terra atingiram Roma na noite de ontem. Não houve vítimas ou danos. O mais forte deles chegou a 3,9 graus da escala Richter. Tremores são raros na capital italiana.

Tâmeis matam 16 soldados cingaleses
Guerrilheiros do grupo Tigre Tamil (que luta pela independência do norte do Sri Lanka, sul da Ásia) mataram pelo menos 16 soldados do governo. Eles atacaram com bombas uma base do Exército localizada na selva.

Granada ameaça ministério argentino
Uma granada de mão foi encontrada em um ponto de ônibus próximo à sede do Ministério da Defesa da Argentina, em Buenos Aires. A rua foi evacuada e técnicos desativaram a granada. É a segunda bomba que ameaça o ministério em duas semanas.

Vídeo reconstitui morte de Falcone
A Justiça italiana autorizou a exibição de um vídeo com efeitos avançados que reconstitui o assassinato do juiz Giovanni Falcone, em 1992. Os advogados do acusado, o líder mafioso Salvatore "Tot• Riina, tentaram impedir a apresentação. Falcone foi morto quando seu carro passou sobre uma bomba acionada por controle remoto.

Próximo Texto: Colômbia prende suspeitos de bomba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.