São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

PS francês deixa eleição para conter ultradireita

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Partido Socialista deve desistir de concorrer no segundo turno das eleições francesas em várias cidades, no próximo domingo.
A estratégia é apoiar candidaturas de de centro-direita, e assim evitar que Frente Nacional (extrema direita) conquiste prefeituras importantes.
A Frente Nacional se opõe à presença de imigrantes na França e é frequentemente acusada de racista e fascista. Seu líder, Jean-Marie Le Pen, teve 15% dos votos nas eleições presidenciais. No domingo, a FN atingiu 5,9%.
``Não se trata de uma estratégia política de aliança com a direita clássica, mas de uma questão de princípios", disse o porta-voz do PS, Jean Glavany. Os socialistas devem retirar seus candidatos nas cidades em que não têm chances.
Os principais resultados da FN foram alcançados no litoral do Mediterrâneo. Lá, o partido conseguiu 21,99% em Marselha, 43,05% em Vitriolles, 31,03% em Toulon, 32,72% em Perpingnan e 30,52% em Mulhouse.

Texto Anterior: Morre negro atacado por racistas em Lisboa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.