São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto ameaça negociações entre Israel e Síria sobre colinas do Golã

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um projeto de lei em Israel ameaça encerrar as negociações com a Síria sobre a devolução das colinas do Golã, tomadas pelos israelenses em 1967, ponto fundamental no processo de paz no Oriente Médio.
Será votada amanhã uma proposta que condiciona a devolução das colinas a uma aprovação de 70 dos 120 membros do Parlamento israelense ou à aprovação em plebiscito nacional.
O projeto é de três parlamentares do Partido Trabalhista, do premiê Yitzhak Rabin. A oposição conservadora do partido Likud é favorável ao projeto.
Para o premiê a proposta é uma traição e acabará com as negociações. A ameaça ocorre após visita do secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, que agendou para o dia 27 uma reunião entre chefes militares da Síria e Israel em Washington.
Caso a proposta de aprovação por 70 parlamentares passe, o governo de Rabin dificilmente conseguirá devolver Golã. Hoje, Rabin tem a seu favor 60 parlamentares.
Um conflito entre partidários e opositores de Iasser Arafat deixou três mortos e 13 feridos, todos palestinos, no campo de refugiados de Ain Heloue, no sul do Líbano. Os combates duraram meia hora. Foram usadas armas automáticas e mísseis. Ain Heloue é o maior campo palestino, com 70 mil pessoas.

Texto Anterior: Arquivo revela ação de cartel
Próximo Texto: Eidid é deposto de liderança na Somália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.