São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivo revela ação de cartel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo colombiano revelou ontem ter recolhido um arquivo com dados confidenciais do cartel de Medellín no esconderijo do líder do cartel de Cali, Gilberto Rodriguez Orejuela, preso na sexta-feira.
O cartel de Medellín foi substituído pelo de Cali no comando do tráfico mundial de cocaína depois da morte de seu líder, Pablo Escobar, em 1993.
O material apreendido contém uma lista completa de autoridades e empresários envolvidos com o tráfico, documentos envolvendo um filho do ex-presidente norte-americano George Bush e cartas de Escobar.
Os documentos dizem, por exemplo, que um terrorista alemão treinou os traficantes colombianos no uso de explosivos. Mostram também como as leis da Colômbia, que proíbem extradições, foram "pagas" pelo cartel.
O empresário Tulio Murcillo, considerado o principal "testa-de-ferro" do cartel de Cali, se entregou ontem à polícia.
Murcillo é considerada a pessoa que fazia as operações legais, como, por exemplo, compra e venda de imóveis para Orejuela. O chefe havia dito anteontem para seus subordinados se entregarem.

Texto Anterior: Colômbia prende suspeitos de bomba
Próximo Texto: Projeto ameaça negociações entre Israel e Síria sobre colinas do Golã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.