São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas desaconselham compra

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois dos seguidos dias de mau tempo que se abateram sobre São Paulo, vendedores de óculos escuros sumiram dos cruzamentos.
A volta dos dias claros de outono deve significar o retorno dessa modalidade de marreteiro.
São frequentadores assíduos de vias com alto fluxo de veículos pesados, como a avenida do Estado. Motoristas de caminhão representam boa parte da sua clientela.
Segundo Alberto Sabbag, 41, secretário-geral da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, é preciso tomar cuidado com óculos vendidos nos semáforos.
``Nesse caso, o risco de acidentes aumenta", afirma o especialista. ``Nunca se sabe qual é a procedência e o controle de qualidade desses óculos."
Sabbag diz que, para pessoas mais sensíveis à luz do dia, que sentem falta de óculos escuros ao dirigir, o melhor é procurar orientação médica.
``Não se compram óculos em qualquer esquina", alerta. ``Receita médica e uma ótica confiável são fundamentais."
O mecânico Luiz Yoshimura, especialista em regulagem de motores, diz que caixas de ferramenta vendidas por marreteiros também inspiram desconfiança.
Yoshimura conta que já testou uma dessas caixas, comprada por um cliente. ``No primeiro parafuso que apertei, a chave espanou."
Segundo o mecânico, boa parte dessas caixas é composta por ferramentas ``muito frágeis", impróprias tanto para uso profissional quanto amador.
``Apesar dos preços muitas vezes tentadores, vale mais a pena comprar numa loja."

Texto Anterior: Insistência de marreteiro vence comerciante
Próximo Texto: Veja o que examinar em motos de segunda mão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.