São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995 |
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Veja o que examinar em motos de segunda mão
ROSANGELA DE MOURA
Antes de comprar uma moto usada, é preciso examinar seu estado de conservação. Dar algumas voltas com a moto também é recomendável. Só assim é possível sentir se os engates do câmbio estão duros e se o motor emite ruídos acentuados. As motos enganam menos que os carros, porque a maioria de suas peças é visível. É fácil constatar, por exemplo, se as pastilhas de freio estão gastas. Lugares onde a sujeira fica mais impregnada podem indicar vazamento de óleo. Segundo Wilson Yasuda, 40, assessor de vendas da Honda, a primeira providência a ser adotada é ir a uma concessionária para conhecer as características básicas do modelo original, como pintura e faixas. Assim, é mais fácil identificar supostas irregularidades no modelo usado. ``Peça para o vendedor ligar a moto 0 km e ouça o barulho original do motor, para saber se o ruído é semelhante ao apresentado pela moto usada", recomenda Yasuda. Ele diz que o comprador deve ainda verificar se a roda dianteira está alinhada com a traseira. Desalinhamento é sinal de que o veículo já sofreu algum acidente. Para verificar se a moto está com desgaste de anel, Yasuda aconselha colocar uma folha de papel na saída do escapamento (nas motocicletas de quatro tempos). Se o papel sair com manchas pretas, a peça deve ser trocada. O ideal é andar com a moto, mas poucos proprietários deixam um estranho fazer isso -existem vários casos de pessoas que se passam por compradores para roubar a moto. Nesse caso, a vistoria deve ser mais detalhada. Retire o banco e o tanque para observar a aparência do chassi. Marcas de solda ou pinturas diferentes não devem existir. Desde 1986, a numeração do chassi passou a ter 17 dígitos. O reparo no tanque de combustível é difícil de ser feito e fica com emendas aparentes. A pintura original é lisa e brilhante. A repintura fica grosseira e opaca. Observe se a marcha lenta é constante e não falha. Caso a moto tenha conta-giros, ele deve marcar entre 1.200 rpm e 1.400 rpm em marcha lenta. O normal é que a regulagem do amortecedor esteja até a terceira posição. Regulagem na quinta posição significa que a eficiência da peça está comprometida. Pneus gastos no meio indicam que a moto roda mais na cidade. Isso faz que o motor esquente mais e haja falhas de refrigeração. Mauro Faucon, 29, preparador de motores para competição, diz que este é o momento certo para comprar uma moto nova ou usada. Ele explica que muitas pessoas preferem vender a moto a deixá-la parada na garagem durante o inverno. Com a volta do verão, compram um modelo mais novo. ``Durante os meses de frio as ofertas aumentam e o preço diminui." Faucon afirma que é muito fácil adulterar a quilometragem da moto. Por isso, ela não deve ser sempre levada em consideração. Ele esclarece que o mais importante é o estado de conservação da moto, e não o ano de fabricação. Segundo Faucon, uma moto que já rodou muito pode apresentar folgas na corrente de transmissão e desgaste na coroa e nos dentes. Ele aconselha observar se todo o sistema elétrico (farol, pisca e luzes do painel) funciona bem. Consulte o Detran para saber se há multas, se IPVA e seguro obrigatório estão pagos e checar se a moto é realmente do vendedor. Texto Anterior: Especialistas desaconselham compra Próximo Texto: Bancário troca moto nova por uma usada Índice |
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