São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
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Veja o que examinar em motos de segunda mão

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Saiba o que examinar em motos de segunda mão
Antes de comprar uma moto usada, é preciso examinar seu estado de conservação.
Dar algumas voltas com a moto também é recomendável. Só assim é possível sentir se os engates do câmbio estão duros e se o motor emite ruídos acentuados.
As motos enganam menos que os carros, porque a maioria de suas peças é visível. É fácil constatar, por exemplo, se as pastilhas de freio estão gastas.
Lugares onde a sujeira fica mais impregnada podem indicar vazamento de óleo.
Segundo Wilson Yasuda, 40, assessor de vendas da Honda, a primeira providência a ser adotada é ir a uma concessionária para conhecer as características básicas do modelo original, como pintura e faixas. Assim, é mais fácil identificar supostas irregularidades no modelo usado.
``Peça para o vendedor ligar a moto 0 km e ouça o barulho original do motor, para saber se o ruído é semelhante ao apresentado pela moto usada", recomenda Yasuda.
Ele diz que o comprador deve ainda verificar se a roda dianteira está alinhada com a traseira. Desalinhamento é sinal de que o veículo já sofreu algum acidente.
Para verificar se a moto está com desgaste de anel, Yasuda aconselha colocar uma folha de papel na saída do escapamento (nas motocicletas de quatro tempos). Se o papel sair com manchas pretas, a peça deve ser trocada.
O ideal é andar com a moto, mas poucos proprietários deixam um estranho fazer isso -existem vários casos de pessoas que se passam por compradores para roubar a moto. Nesse caso, a vistoria deve ser mais detalhada.
Retire o banco e o tanque para observar a aparência do chassi. Marcas de solda ou pinturas diferentes não devem existir.
Desde 1986, a numeração do chassi passou a ter 17 dígitos.
O reparo no tanque de combustível é difícil de ser feito e fica com emendas aparentes. A pintura original é lisa e brilhante. A repintura fica grosseira e opaca.
Observe se a marcha lenta é constante e não falha. Caso a moto tenha conta-giros, ele deve marcar entre 1.200 rpm e 1.400 rpm em marcha lenta.
O normal é que a regulagem do amortecedor esteja até a terceira posição. Regulagem na quinta posição significa que a eficiência da peça está comprometida.
Pneus gastos no meio indicam que a moto roda mais na cidade. Isso faz que o motor esquente mais e haja falhas de refrigeração.
Mauro Faucon, 29, preparador de motores para competição, diz que este é o momento certo para comprar uma moto nova ou usada.
Ele explica que muitas pessoas preferem vender a moto a deixá-la parada na garagem durante o inverno. Com a volta do verão, compram um modelo mais novo. ``Durante os meses de frio as ofertas aumentam e o preço diminui."
Faucon afirma que é muito fácil adulterar a quilometragem da moto. Por isso, ela não deve ser sempre levada em consideração.
Ele esclarece que o mais importante é o estado de conservação da moto, e não o ano de fabricação.
Segundo Faucon, uma moto que já rodou muito pode apresentar folgas na corrente de transmissão e desgaste na coroa e nos dentes.
Ele aconselha observar se todo o sistema elétrico (farol, pisca e luzes do painel) funciona bem.
Consulte o Detran para saber se há multas, se IPVA e seguro obrigatório estão pagos e checar se a moto é realmente do vendedor.

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