São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan critica imprensa e sugere 'reflexão'

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Pedro Malan (Fazenda) protestou ontem contra o tratamento dado pela imprensa à disputa que vem acontecendo nos bastidores do governo entre ele e o ministro José Serra (Planejamento).
No discurso de posse de Gustavo Loyola no BC, Malan pediu “menos espaço para o bochicho e para a plantação de notícias”.
Tendo Serra como ouvinte, Malan admitiu que existem diferenças entre os membros da equipe econômica, mas disse que elas são “legítimas e saudáveis”.
Após o discurso, os dois ministros se cumprimentaram com um abraço. Serra e Malan vinham se desentendendo quanto à necessidade de implantar um regime de cotas de importação de automóveis.
Serra é favorável à restrição dos veículos importados e concessão de incentivos à indústria automotiva, enquanto Malan não concorda totalmente com a idéia.
O ministro da Fazenda afirmou que as diferenças existentes na equipe são “tecno-operacionais”e não pessoais.
Malan sugeriu que a imprensa faça uma reflexão sobre a cobertura da vida privada de pessoas públicas.
Ele citou como exemplo de um bom debate sobre o tema artigos publicados pela Folha de autoria do ministro Serra e dos jornalistas Clóvis Rossi e Luís Nassif.
Antes do protesto de Malan, Loyola havia criticado as “insinuações” feitas na época da mudança da política cambial, quando o ex-presidente do Banco Central Pérsio Arida, foi acusado de fornecer informações privilegiadas a alguns bancos.
“Lamentavelmente, está virando moda neste país jogar-see no ar insinuaçõe sobre o comportamento de homens públicos”, dissee Loyola. No seu discurso de despedida do cargo, Arida também se referiu a “pressões” que sofreu durante o período que comandou o B.C.

Texto Anterior: Leia as íntegras dos discursos de Loyola e Arida
Próximo Texto: Malan diz enfrentar o ``homo indexatus"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.