São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo condecora cientistas em Brasília

Estrangeiros também são agraciados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo homenageou ontem 73 cientistas brasileiros e 8 estrangeiros com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico numa solenidade com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Um dos agraciados foi o cientista José Reis, 88, ``um dos brasileiros que mais lutou pela ciência", segundo o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Lindolpho de Carvalho.
José Reis, colunista da Folha, não participou da cerimônia por problemas de saúde. Foi representado pelo sobrinho, André Luiz Rangel Reis. Formado em Medicina e Biologia, foi um dos fundadores do Instituto Biológico de São Paulo.
Também foram homenageados, mas estavam ausentes, o antropólogo francês e ex-professor da USP (Universidade de São Paulo) Claude Lévi-Strauss e o economista Mário Henrique Simonsen.
Outras personalidades que receberam a medalha foram Ozires Silva, José Mindlin, José Goldenberg, Gilberto Alves Velho e Isaías Raw.
A Ordem Nacional do Mérito Científico foi criada em março de 93, por decreto do ex-presidente Itamar Franco.
Pelo decreto, o presidente da República é o grão-mestre. Ele recebeu a medalha do ministro José Israel Vargas (Ciência e Tecnologia), considerado o ``chanceler da Ordem".
Além de FHC, participaram da cerimônia os ministros José Israel Vargas, Dorothéa Werneck (Indústria e Comércio) e Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores) como membros natos do Conselho da Ordem.
O ministro Paulo Renato Souza (Educação) deveria participar, mas ainda está se recuperando de cirurgia cardíaca.
A cerimônia no salão Oeste do Palácio do Planalto começou com 30 minutos de atraso. Foram entregues medalhas nas áreas de matemática, física, química, ciências da terra, ciências sociais, biologia e engenharia. As medalhas são de grã-cruz e comendador. A área com mais agraciados foi a de biologia: 25 cientistas.

Texto Anterior: Governo manobra para não votar juros
Próximo Texto: Governo deve anunciar R$ 6,5 bi para safra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.