São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição leva Grande SP a estado de atenção

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCA

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) declarou ontem estado de atenção em duas regiões de São Paulo, Congonhas (zona sul) e Vila Paulicéia (São Bernardo), devido aos altos índices de poluição do ar.
Nas regiões sob atenção, a Cetesb intensifica a fiscalização das fontes emissoras de poluentes e os motoristas são aconselhados a evitar o uso do carro.
Segundo a Cetesb, em Congonhas o índice de monóxido de carbono (expelido pelos veículos) estava acima do permitido. Na Vila Paulicéia, partículas inaláveis (produzidas por indústrias) atingiram concentração elevada.
Segundo Claudio Darwin Alonso, 50, gerente de qualidade ambiental da Cetesb, as condições meteorológicas estão desfavoráveis à dispersão dos poluentes (tempo seco e sem vento).
Ele diz que foi a primeira vez em 95 em que mais de uma estação medidora teve poluição alta.
Em dez das 25 estações, a qualidade do ar foi regular e, em nove, inadequada. Em três, estava má. Nenhuma apresentou qualidade boa. Três não tiveram medição por problemas técnicos.
Neste ano, já havia sido decretado um estado de atenção, em Diadema, no dia 6 de junho. A piora ocorreu devido ao maior número de veículos circulando e à estiagem.

Texto Anterior: Homem é suspeito de estrangular ex-mulher
Próximo Texto: Mil protestam contra política social de Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.