São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995 |
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Carro "popular" da VW já é encontrado sem ágio
ARTHUR PEREIRA FILHO
Na tabela, o Plus custa R$ 11.655,64, mas sem despesas com frete e pintura metálica. Com esses dois itens incluídos, o modelo chega a R$ 12.013,00 na rede autorizada. Mas não adianta tentar comprar o Gol Plus diretamente na concessionária. A resposta dos vendedores é sempre a mesma: todos os carros entregues pela fábrica vão para os clientes do consórcio. O preço de tabela do Gol Plus subiu 25,7% em pouco mais de 30 dias. Na prática, a montadora incorporou ao preço oficial o ágio pelo mercado. Em 5 de maio custava R$ 9.282,00. Resultado: os ``boqueiros" que tinham estoques do ``popular" da Volks estão sendo obrigados a vendê-lo com margem de lucro menor para não perder dinheiro. ``Não há espaço para aumentos muito acima do preço de tabela", explica Renato Ferreira da Silva, gerente do Autoline, empresa que fornece por telefone preços de carros novos e usados. Segundo Silva, um ágio de 15% já inviabiliza a venda do Gol Plus. Ele ficaria na mesma faixa de importados como Twingo, que custa R$ 13.500,00, Peugeot 106 (R$ 13.800,00) e Fiesta, vendido por R$ 13.540,00. O ágio do Gol Plus, que foi lançado em outubro de 94, chegou a superar os 40% no final do ano passado e início de 95. ``O ágio acabou. Os preços aplicados hoje pelas montadoras aos carros populares são o máximo que o mercado pode aceitar", afirma Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (associação dos concessionários de veículos). No caso do Gol, uma outra explicação para o fim do ágio é o aumento de produção, que passou de 583/dia em janeiro para 920. Texto Anterior: Emprego na indústria gaúcha cai 2,39% Próximo Texto: Corsa e Mille têm sobrepreço Índice |
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