São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tim Burton faz fábula de Natal gótica

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto ``Ed Wood" não estréia, vale verificar em vídeo ``O Estranho Mundo de Jack", animação com história e personagens criados por Tim Burton.
Burton, seja na Gotham gótica de ``Batman" ou no subúrbio plástico de ``Eduardo Mãos de Tesoura", sempre trabalha com a idéia de estranhamento. Em ``Batman", é o próprio Cavaleiro das Trevas, atormentado pela vingança e pela idéia de justiça, que destoa da cidade corrupta. Em ``Edward", o bem-estar do ``american way of life" se converte em embaraço quando admite o homem com tesouras no lugar das mãos.
O estranhamento é, por excelência, um tema juvenil, adolescente. O sujeito que se descobre diferente de seu mundo e parte numa jornada de autoconhecimento conserva um encanto intocado, mesmo para adultos. Basta lembrar de dois dos maiores clássicos da literatura juvenil, ``Huckleberry Finn", de Mark Twain, e ``O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger, que resistem a leituras em diversas idades.
``Nightmare Before Christmas" é uma uma versão mais infantil da temática do ``outsider". Jack, o Rei Abóbora, reina soberano na Cidade de Halloween, povoada pelas mais esquisitas, nojentas e assustadoras criaturas. Mas ele se cansa de sempre assustar e provocar arrepios.
Um dia, sai perambulando e descobre a Cidade do Natal, colorida e feliz. O rei do Halloween resolve fazer sua versão do Natal e sequestra Papai Noel. O bom velhinho cai nas mãos do temível Bicho Papão e o Natal está ameaçado.
Claro, ``Nightmare" é também concebido como fábula de Natal, e traz, portanto, um pouco daquele ranço muito norte-americano de um ``espírito de Natal" que acabaria, mesmo que apenas por uma noite, com todo o mal do mundo. É algo que faz pouco ou nenhum sentido para a cultura brasileira -para isso temos o Carnaval, que elimina o mal não com ternura, mas com sacanagem.
Mas o que faz o filme de Burton uma delícia e uma alegria, é são os efeitos visuais e a técnica de animação. Os bonecos -monstruosos, mas simpáticos em Halloween; fofinhos, mas vagamente deformados em Natal- são criativos e divertidos, o cenário mórbido ou encantado, constituem um mundo fantástico e onírico. Não falta humor também e, marca registrada de Burton, uma certa dose de realismo.
Ao contrário do bolo-de-noiva épico de ``Batman", a trilha sonora de Danny Elfman é bacana. A boa notícia para pais e crianças que o vídeo está sendo lançado também em versão dublada.

Filme: O Estranho Mundo de Jack
Direção: Henry Selick
Criação: Tim Burton
Música: Danny Elfman
Lançamento: Abril Vídeo (tel. 011/832-1555)

Texto Anterior: Paul Newman é quase feliz em `Indomável'
Próximo Texto: Aceitar a perda é cruzar o túnel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.