São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paul Newman é quase feliz em `Indomável'

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

``O Indomável -Assim É Minha Vida", escrito e dirigido por Robert Benton, não recebeu a devida atenção quando estreou há alguns meses no Brasil. Lançado às vésperas do Oscar, acabou ofuscado pelos sucessos de ``Forrest Gump" e ``Pulp Fiction".
Agora que sai em vídeo, o filme pode e merece ser reconsiderado. Não para que se repare a ``homenagem involuntária" dos jurados da Academia, que não lhe destinaram sequer uma estatueta. Pessoas sérias não levam o Oscar a sério.
Mas sim porque, salvo engano, ``O Indomável" consegue ser uma pequena obra-prima em toda sua falta de pretensão.
Paul Newman, em quem o tradutor brasileiro viu o ``indomável", é Donald Sullivan. Tem 60 anos e vive na pequena e gélida cidade de North Bath, no Estado de Nova York. Mora num quarto alugado junto com a proprietária da casa, miss Beryl, a excelente Jessica Tandy.
À primeira vista, Sullivan, sempre irreverente e bem-humorado, parece mais um ``outsider" feliz. Mas o filme vai mostrando que sua condição é resultado de uma sucessão de perdas e fracassos.
Sullivan funciona assim como pivô de uma trama que vai pondo em cena personagens frustrados e seres que vivem à margem da vida social. Sobretudo porque transitam na borda da lei, tangenciando a ética do trabalho e a impessoalidade que caracteriza a vida burguesa.
Ilustram esse universo o advogado de Sullivan, um charlatão, e o empresário Carl Roebuck, vivido por Bruce Willis, de quem Sullivan é amigo e para quem presta serviços -um picareta. Há ainda Melanie Griffith, mulher de Bruce Willis, deslumbrante.
Como ninguém é afeito aos códigos da lei e todos, afinal, são cúmplices de uma mesma família de lesados, tudo entre eles se resolve na base da afeição pessoal e da trapaça recíproca.
Sullivan move uma ação trabalhista contra Carl Roebuck. Perde a causa. O comentário do personagem de Bruce Willis sobre a sentença que lhe é favorável resume o filme: ``A América é um grande lugar. Onde mais um rábula aleijado falaria com um juiz?"
É verdade que ``O Indomável" paga seu tributo à moral pequeno-burguesa quando faz com que Sullivan, depois de velho, consiga finalmente se reconciliar com sua família e seu passado.
Mas é uma reconciliação pela metade. Quando o vemos, na cena final do filme, dormindo no sofá da sala acompanhado por um cão, fica claro qual é seu destino. Ele foi quase feliz. Mas só quase.

Vídeo: O Indomável, Assim É Minha Vida
Direção: Robert Benton
Elenco: Paul Newman, Melanie Griffith, Bruce Willis, Jessica Tandy
Lançamento: Paris Vídeo Filmes (tel. 011/864-3155)

Texto Anterior: Ministério estabelece metas para o cinema
Próximo Texto: Tim Burton faz fábula de Natal gótica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.