São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas tiram Mac do isolamento

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Macintosh não é uma ilha. Com o uso de programas como o ``PC Exchange", qualquer Mac produzido desde 1986 é capaz de ler, gravar e gerar disquetes de PC. Alguns programas comerciais e shareware (programas de demonstração) permitem converter formatos de texto e gráficos de computadores do tipo PC para Macintosh e vice-versa.
O ``PC Exchange", feito pela própria Apple, está incluindo no sistema operacional (``System 7.5"), programa responsável pelo funcionamento de um computador.
Ele associa as extensões de três letras do DOS (como DOC, DBF ou TXT) a programas específicos do Mac. Assim, um clique duplo sobre o arquivo RECEITA.DOC pode lançar o ``Word" do Mac. O ``PC Exchange" permite ao Mac ler e formatar discos rígidos e mídias removíveis (como discos SyQuest e Bernoulli) para DOS.
A melhor maneira de ler arquivos de PC no Mac é procurar utilizar o mesmo programa nas duas máquinas. Um arquivo de ``Photoshop" ou ``PageMaker" criado em um PC será aberto sem problemas pela versão Mac desses programas. O único cuidado que deve ser tomado é em relação às fontes (tipos de letra) que devem ser as mesmas. Caso não sejam, você pode utilizar um programa como o ``Macromedia Fontographer" para converter fontes de Mac para PC ou vice-versa.
Alguns programas permitem salvar arquivos em vários formatos diferentes, algo bastante útil. Por exemplo, se você quiser passar um arquivo de ``CorelDraw!" para um Macintosh, você pode gravá-lo em formato ``Adobe Illutrator" e abri-lo no próprio ``Illustrator".
Outro expediente são os programas de conversão de formatos. Para texto, há o ``Apple File Exchange" e o ``MacLink Plus", que vêm incluídos em alguns modelos de Macintosh. Esses programas convertem arquivos texto de PC para Mac, procurando preservar acentos e caracteres especiais.
Para imagens, existem várias opções. A mais econômica é o shareware ``GIFConverter", disponível no CD ``Sharemania". Com ele, é possível converter arquivos .BMP e .GIF em formatos PICT e TIFF ou vice-versa. O ``Adobe Photoshop 3.0" também pode ser utilizado para isso. Ele trabalha com praticamente todos os formatos bitmap.
Outro programa útil é o ``Debabelizer", da Equilibrium. Tem mais de 50 opções de formatos e é capaz de converter várias imagens automaticamente.
Ler arquivos de PC no Mac é coisa fácil. O caminho inverso não é tanto assim. No mundo PC, existem dois programas de shareware que permitem ler disquetes de Mac: ``MAC-ETTE" (para DOS) e ``MacSee" (Windows). Ambos podem ser encontrados em BBS, geralmente nos fóruns de utilitários, em arquivos intitulados READMAC ou MACSEE. Ambos têm interfaces (forma como a tela é apresentada) muito ruins. O melhor caminho é salvar seu arquivo em DOS no Mac e depois passá-lo para o PC.

Texto Anterior: Soft de compressão apaga dados no disco; Página traz dados de cultura alternativa; Roqueiro baiano cria nova lista de discussão; Pesquisa revela uso de serviços na Internet; Unicamp faz debate sobre negócios
Próximo Texto: Simular o "Windows" pode ser uma saída
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.