São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simular o "Windows" pode ser uma saída

HEINAR MARACY

HEYNAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se você é um usuário de PC que está tentado a comprar um Macintosh, mas teme pelo investimento que já realizou em programas, simular o funcionamento de um equipamento no outro pode ser sua saída.
Alguns modelos do Power Macintosh incluem o programa ``SoftWindows", da Insignia.
Esse programa cumpre o que promete, transforma seu Mac em um PC sem a necessidade de nenhum equipamento adicional.
Mas tudo tem seu preço. O ``SoftWindows" é um devorador de memória RAM, necessitando de 16 Mbytes para funcionar satisfatoriamente.
A memória RAM, ou aleatória, vem dentro do computador e fica na placa onde está o chip, o cérebro do equipamento.
É nela que são executados os programas em uso. A memória entra em funcionamento quando o computador está ligado. Ao desligar o equipamento, todas as informações são desativadas.
O desempenho do programa ``Soft Windows" pode ser comparado com ao de um 486SX de 25 MHz, mas pode variar, dependendo do programa.
Além disso, ele não é compatível com programas que utilizem o modo avançado do ``Windows".
A Insignia está trabalhando na versão 2.0 do programa que, segundo a empresa, deverá vir sem essa deficiência. O programa ainda está sem data de lançamento.
Se você precisa usar frequentemente programas de ``Windows" com rapidez e eficiência, a solução é simular o funcionamento por outros equipamentos.
A Apple vende uma placa chamada DOS Compatibility Card. Ela contém um microprocessador 486DX2 de 66 MHz, que transforma um Power Mac 6.100 em um PC legítimo, com direito à placa de som Sound Blaster de 16 bits.
Aí você estará realmente com o melhor de dois mundos em suas mãos, literalmente.
Basta um comando de tecla para mudar de Mac para PC e vice-versa. O número de opções de placas para transformar Mac em PC deve aumentar.
A Reply Corp. anunciou que em agosto deverá lançar a placa DOS on Mac Card, que permitirá ao usuário trabalhar no ``Mac OS" e no ``Windows" ao mesmo tempo, desde que o usuário tenha dois monitores.
A placa, compatível com o Power Mac 7.100, terá um microprocessador DX4 de 100 MHz e suporte para o programa ``Windows" e ``OS/2" (sistema operacional da IBM) .
(HM)

Texto Anterior: Programas tiram Mac do isolamento
Próximo Texto: Rede une Macintosh e PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.