São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia Federal investiga elo entre 'skinheads' brasileiros e portugueses

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Polícia Federal investiga elo entre `skinheads' brasileiros e portugueses
A Polícia Federal de São Paulo dispõe de pistas que ligam grupos de ``skinheads" neonazistas brasileiros a organizações extremistas de ``skinheads" em Portugal.
Os ``skinheads" começaram, há uma semana, a promover passeatas e ataques em Portugal.
Anteontem morreu em Lisboa o cabo-verdiano Alcindo Bernardo Monteiro, 27, negro que foi espancado por 50 ``skinheads" no distrito lisboeta de Bairro Alto.
A Folha apurou que as investigações da PF se baseiam em documento apreendido com um ``skinhead" de São Paulo.
O documento traz o nome de ``Determinação e Coragem". A partir da página 12, há referências sobre como manter contato com os grupos extremistas portugueses.
O documento brasileiro traz reproduzidas as seguintes palavras de ordem: ``Portugal já é pequeno para nós, fora estrangeiros".
O nome do grupo com quem os ``skinheads" brasileiros mantêm contato, segundo a PF, é ``Frente de Defesa Nacional".
A Polícia Internacional, Interpol, vai investigar uma caixa postal localizada no bairro de Apartado, em Lisboa, que, segundo a PF, vem sendo utilizada pelos ``skinheads" brasileiros para troca de correspondência nazista.
A correspondência que chega aos ``skinheads" brasileiros, segundo apurou a Folha, consiste em publicações com nomes de vídeos nazistas, chamadas ``Combate Branco", da cidade do Porto, ```Vento do Norte" e ``Solução Final", de Lisboa.

Texto Anterior: Berlusconi é acusado de sonegação fiscal
Próximo Texto: Sérvios soltam 130; brasileiro ainda é refém
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.