São Paulo, sábado, 17 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Danzig transforma horror em música

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O diabo tem pouco a ver com os vocais guturais, a distorção pesada e a afetação cabeluda do ``death metal" (metal satânico). A banda americana Danzig grava harmonias assobiáveis.
Suas melodias sugerem encantamentos arcanos, enquanto elogiam o primeiro dos caídos. O efeito na cabeça dos fãs é extremo, a ponto de transformar o álbum ``4" no CD mais roubado da história.
O Danzig apresenta-se terça e quarta no Olympia, no fim da turnê de lançamento mundial de ``4".
Formado em 1988 por Glenn Danzig, após sua passagem pelo vocal dos grupos Misfits e Samhain, o grupo faz do horror seu tema absoluto.
A Folha falou com o baterista Joey Castillo, por telefone, de Amsterdã (Holanda). Desde setembro na banda, Joey foi escolhido por seu passado punk, como os demais integrantes do Danzig. Ele tocou no grupo Wasted Youth, de Los Angeles, nos anos 80.

Folha - Glenn Danzing é o demônio, como diz uma canção?
Joey Castillo - Não, ele tem sido muito legal comigo. Até agora, mostra-se um anjo.
Folha - No que um fã do Danzig se diferencia dos demais?
Joey - Ele é maluco. Definitivamente, pirado. O que é legal, porque dá aos shows uma vibração forte, com muito ``mosh" (pulos).
Folha - A mídia já perdeu o medo de bandas sombrias como Danzig e Metallica?
Joey - Acho que ainda tem uma parte da mídia que receia esse tipo de banda. Mas as coisas diferentes já não são mais vistas com o preconceito dos anos 80. Agora, bandas pesadas e sombrias estão vendendo seus discos na casa dos milhões.
Folha - No ano passado, Danzig teve um vídeo banido da MTV. Por quê?
Joey - O vídeo de ``When You Call on the Dark" foi recusado por ser muito violento. Mas a MTV também ajudou a aproximar Danzig de muitos adolescentes, ao exibir o vídeo de ``Mother", em 93.
Folha - Mas ``Mother" já tinha seis anos quando estourou. Se a música sempre foi boa, por que esperar seis anos para apostar em sua qualidade?
Joey - Exatamente. O problema é que, antes de a MTV adotar o vídeo, ninguém ouvia ou via Danzig com destaque na mídia. Tinham medo da banda. Acho que os fãs têm muito a ver com isso. A MTV e as ``college radios" (rádios universitárias) não tiveram escolha, porque os pedidos por Danzig começaram a aumentar.
Folha - Por que o Danzig optou por harmonias melódicas, se as bandas típicas de death metal (satânicas) preferem vocais guturais e ritmos quebrados?
Joey - Não foi nada premeditado. Talvez pelo passado punk dos membros fundadores da banda.
Folha - Como você vê o estilo punk de sucesso de Green Day e The Offspring?
Joey - É inócuo e pop demais para o meu gosto. Acho que a maioria das bandas de hoje, que se chamam de punk -eu nunca as chamaria de hardcore-, estão se curvando e aceitando uma porção de coisas só para tocar no rádio.
Só que as bandas que eles estão chupando -e que o grande público desconhece- jamais se sujeitariam a esse tipo de marketing. Pessoas como eu, Glenn e Henry Rollins sabem que é tudo velho.
Folha - O que Roy Orbison e Johnny Cash viram em Glenn Danzig, que os atraiu a gravar suas músicas?
Joey - Acho que foi a aura sombria de blues. Glenn não compõe para outras pessoas, mas tenho certeza que as gravações foram uma honra para ele.

Texto Anterior: Municipal de São Paulo vai mostrar seis óperas em 95
Próximo Texto: Vozes Búlgaras cantam hoje no Municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.