São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compositores baianos depõem na CPI do Ecad

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Apenas dez dos 63 compositores e cantores baianos convocados por edital compareceram anteontem à Câmara de Salvador (BA) para depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura denúncias de irregularidades no pagamento de direitos autorais.
A CPI foi instalada no último dia 27 de abril e deve ser concluída no final de setembro, segundo o deputado federal Hermes Parcianello (PMDB-PA).
O compositor Osmar Macedo - um dos inventores do trio elétrico-, disse que a última vez que recebeu pagamento por direitos autorais foi em 1978.
Segundo José Carlos Capinan, compositor de "Soy Loco por Ti, América", o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) precisa estabelecer um critério para cobrar direitos autorais.
"No Brasil, 80% dos recursos arrecadados pelo Ecad são de bares e restaurantes e apenas 20% são pagos pelas TVs e rádios", disse. Segundo Capinan, no exterior "essa relação é invertida".
O deputado Hermes Parcianello disse que os artistas que não foram anteontem à Câmara Municipal poderão depor quando acontecer uma sessão oficial.

Texto Anterior: Petroleiros de Manaus e SP farão greve
Próximo Texto: Jatene defende 'rebelião' do Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.