São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Baterias causam a maioria dos defeitos

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos problemas com o uso do telefone celular podem ser evitados lendo com atenção o manual de instruções do aparelho e tomando cuidados básicos com a bateria.
Os serviços de atendimento ao cliente via telefone, que instruem o usuário na hora em que ele liga, evitam que se recorra à assistência técnica sem necessidade.
``Em 80% das vezes que nos consultam, o celular não tem defeito, mas está sendo usado de maneira errada", diz Rasso von Reinighaus, gerente-geral da Mantrix, que é a representante da fabricante de telefones celulares Nokia no Brasil.
A maioria dos fabricantes dá garantia de um ano para o aparelho e de três meses para a bateria -que é a responsável pela maior parte dos chamados nos serviços de atendimento.
A garantia cobre apenas os problemas do mecanismo interno do aparelho. Danos externos, causados pelo mau uso, não estão previstos nela.

Cuidados com a bateria
A bateria, quando nova, deve ser carregada em pelo menos cinco ciclos -ou seja, carregada e descarregada novamente-, 24 horas antes de começar a usar o aparelho. Com as baterias ``slim", essa exigência baixa para três ciclos.
Na dúvida, o usuário deve ler o manual de instruções, que especifica o procedimento para cada tipo de transformador e de bateria, ou consultar o fabricante do telefone.
É importante esperar que a bateria fique totalmente descarregada antes de recarregá-la. Do contrário, cria-se um resíduo de gás corrosivo, que causa o chamado ``efeito memória" -diminuição da capacidade da bateria e de sua vida útil.
Mesmo sem uso, uma bateria de celular perde 2% de sua carga por dia. A vida útil das baterias está entre um ou dois anos, dependendo da sua composição. As normais, de Níquel Cádmio, duram menos que as de Níquel Metal Hidreto.

Texto Anterior: Conserte seu celular pelo telefone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.