São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Débi & Lóide' comprova triunfo da idiotia

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Erramos: 22/06/95
Diferentemente do que foi publicado na Ilustrada do dia de 21 de junho, o primeiro filme do ator Jim Carrey é "Introducing Janet, a Romantic Story" e não "Ace Ventura".
'Débi & Lóide' comprova triunfo da idiotia
Quanto mais idiota melhor, garantem as bilheterias. O sucesso de ``Débi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros", comédia de estréia dos irmãos Farrelly (o diretor Peter e o co-roteirista Bobby), é outro espasmo do humor descerebrado em seu retorno milionário ao gosto popular.
Eterno retorno. O cinema vive de ciclos de idiotia. Nunca houve estupidez maior que os pastelões do cinema mudo, que costumavam ser o ponto alto das comédias em ritmo de pianola.
Em plena era das referências, não podiam faltar pastelões no roteiro de ``Débi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros".
Há outras situações nostálgicas, como a falência financeira dos protagonistas, o equívoco inicial, que provoca todas as trapalhadas do filme, o desprendimento heróico e o romance platônico com a heroína comprometida.
As mesmas idéias podem ser conferidas em filmes de o Gordo e o Magro. Vide a nova coleção da dupla, ``Laurel & Hardy - O Gordo e o Magro", que reúne curtas mudos dos anos 20 e os primeiros ``talkies" (falados) da década de 30.
Mas ``Débi & Lóide" difere em um ponto crucial de ``O Gordo e o Magro". A dupla clássica tinha seus papéis bem-definidos. O magro Stan Laurel aprontava, enquanto o gordo Oliver Hardy se dava mal.
Já Débi e Lóide disputam a primazia das piadas, sem diferenciação de papéis. Embora o astro seja o ator Jim Carrey (Débi), o quase coadjuvante Jeff Daniels (Lóide) nem sempre faz ``escada" para as piadas do companheiro.
Mais do que copiar o cinema mudo, na verdade Jim Carrey construiu sua carreira refazendo os trejeitos de Jerry Lewis.
Lewis era um careteiro, considerado um comediante menor nos EUA, mas celebrado na França. Na esteira do sucesso de Carrey, Lewis vive uma redescoberta em seu país, com direito à volta por cima na Broadway.
Carrey exagera em sua caricatura de Jerry Lewis, chegando a contorsões grotescas e humor grosseiro. É um sucesso.
No cinema mudo, a interpretação dos comediantes precisava ser exagerada para passar as piadas sem o texto. Com Carrey, a técnica corporal, aliada às caretas inspiradas em Lewis, servem para acentuar seu texto.
O efeito é ``over" e de fácil identificação infantil, lembrando as correrias e marcações histéricas dos desenhos animados.
Esse estilo de interpretação é mais evidente em ``O Máskara", pela quantidade de efeitos especiais e referências sublinhadas aos desenhos de Tex Avery. Mas tanto ``Ace Ventura" (primeiro filme de Jim Carrey) como ``Débi & Lóide" fluem como uma obra de animação.
O tratamento de desenho animado tem seu momento mais óbvio no furgão com forma de cachorro, dirigido por Jeff Daniels em todo o filme.
Mais referências. Entre as muitas duplas desastradas dos desenhos e dos gibis, uma das mais idiotas é Mortadelo e Salaminho, criada pelo espanhol Francisco Ibanez em 1958.
Os desenhos de Mortadelo e Salaminho também estão saindo em vídeo. As semelhanças com Débi e Lóide ficam evidentes na forma como ambas as duplas se jogam em missões inexistentes para salvar uma donzela em perigo.
Débi e Lóide são capazes de atravessar os EUA para devolver uma mala cheia de dinheiro a uma mulher bonita. No caminho, enfrentam uma gangue de sequestradores, movidos pelo tipo de equívoco idiota que caracteriza os heróis espanhóis.
Mas ``Débi & Lóide" talvez não fosse um fenômeno há cinco anos, quando Woody Allen ainda era o paradigma do humor americano. A vitória da cultura idiota, com ``Beavis e Butthead", ``Quanto Mais Idiota Melhor" e o próprio símbolo do Oscar 95, ``Forrest Gump", mostram que desta vez não há discussão: toda essa unanimidade é mesmo burra.

Filme: Débi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros
Direção: Peter Farrelly
Elenco: Jim Carrey e Jeff Daniels
Distribuição: Top Tape

Filmes: Laurel e Hardy - O Gordo e o Magro, volumes 1 e 2
Direção: vários
Elenco: Stan Laurel e Oliver Hardy
Distribuição: Reserva Especial

Filmes: Mortadelo e Salaminho - O Armário do Tempo 1 e 2
Direção: vários
Distribuição: Comics Vídeo

Texto Anterior: Camisa volta com polêmica
Próximo Texto: Festival de Campos do Jordão vai reunir música erudita e popular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.