São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos de dados e redes

Pergunta: ``Tenho um microcomputador 386DX de 40 MHz, com 4 Mbytes de RAM, disco rígido de 120 Mbytes, CD-ROM e scanner. Uso o gerenciador de memória `QEMM 386' versão 7.02. Mas, ao instalar o `Access 2.0', notei que o micro não usa mais a memória superior (alta). Será que o programa alterou alguma coisa? Já tentei todo tipo de configuração com os arquivos Autoexec.bat e Config.sys, com o `DOS 6.2' e o próprio `QUEMM'. Qual a solução? Também tenho quatro micros ligados em rede por placas NE2.000 COMBO, com `Windows 3.11 for Workgroups'. Esse programa consegue oferecer todos os recursos de um software exclusivo para redes?"
(Alexandre Monteiro Barboza, São Vicente -SP)

Resposta: O ``Access" não altera os arquivos de configuração do DOS. É o ``Windows" que controla o acesso à memória alta para o ``Access". O ``QEMM386" só controla a memória alta durante as sessões do DOS. Talvez o ``QEMM" esteja conflitando com o ``Windows".
Sugestão: troque o ``QEMM386" pelo ``QEMM386" do DOS.
A resposta da pergunta sobre a rede a princípio é negativa, não por incapacidade do ``Windows for Workgroups", mas pelo fato de o programa não ter sido feito para cumprir essa função.
O ``Windows for Workgroups" proporciona os recursos para uma rede pequena, até aproximadamente dez pontos (ponto ou nó é cada ponta de cabo da rede onde pode se conectar um micro a rede). Ele não possui um servidor exclusivo para a rede. Todos os micros podem compartilhar recursos da rede, como impressoras e discos rígidos, característica de uma rede ponto a ponto. O ``Windows for Workgroups" cumpre bem essa função.
Há ainda os recursos de correio eletrônico, fax e acesso remoto à rede por intermédio de um modem, entre outros. Para a definição de uma plataforma de rede baseie-se principalmente em tópicos como rapidez, quantidade de informações que trafegarão e investimento necessário.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. Fax (011) 223-1644.

Texto Anterior: Como imprimir uma planilha
Próximo Texto: Máquinas da Acer ganham mais poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.