São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquinas da Acer ganham mais poder

RODOLFO LUCENA
DO ENVIADO ESPECIAL A CINGAPURA

Microcomputadores da fabricante chinesa Acer equipados com processador Pentium -a linha mais rápida da Intel- começam a chegar ao mercado brasileiro no próximo semestre.
Os modelos de mesa, as máquinas para gerenciar recursos de redes de computadores e os sistemas multimídia serão distribuídos pela empresa brasileira ACBr.
A empresa vai oferecer mais capacidade de processamento também no segmento de micros portáteis. Inicialmente, serão lançados modelos com velocidade de até 100 MHz -a mais alta na linha de processadores 486. Até o final do ano, deve chegar um notebook Pentium.
Os novos produtos foram apresentados na semana passada, em Cingapura, durante convenção anual de distribuidores da Acer. O evento teve a presença de cerca de 900 pessoas de 65 países da América Latina, África e Ásia.
A empresa anunciou novos esforços para ampliar sua participação no mercado doméstico de informática -está lançando no Japão, no próximo semestre, um PC TV, ou ``moniputer" (mistura de monitor de TV e computador).
Também está se preparando para marcar presença no mercado de produtos eletrônicos de consumo de massa, como telefones celulares, bips eletrônicos e equipamentos de áudio e vídeo digitais. Um dos protótipos mostrados foi um toca-CD que permite usar videodiscos de 5,25 polegadas (o tamanho de um CD de som comum) e CD de música.
Montagem no Brasil
Os computadores que chegarão ao mercado brasileiro serão baseados em uma placa que pode usar processadores Pentium com velocidades de 75 MHz a 150 MHz.
Essa placa também será usada na linha de servidores -computadores que gerenciam recursos de redes de computadores.
No Brasil, as máquinas vão usar Pentium de 75 MHz e 90 MHz. O modelo padrão na linha de micros de mesa (família AcerMate) deverá ter 8 Mbytes de memória e 540 Mbytes de disco rígido.
Montados no Brasil, os micros chegam ao mercado entre julho e agosto próximos. Nesse período também deverá ser lançado o portátil AcerNote 760i. As principais diferenças em relação ao modelo atual (760) são mais opções de processadores -DX4 de 75 MHz e DX4 de 100 MHz- e de tecnologia de tela -matriz ativa e matriz passiva. A bateria também oferece mais capacidade.
Ainda neste ano, chega ao mercado internacional o notebook AcerNote 950, que usa Pentium.
Como outros modelos de grande desempenho, o notebook tem disco rígido removível e suas baias podem ser usadas para conectar diversos periféricos.
Um leitor de disquetes e uma bateria, ou duas baterias, ou um leitor de CD-ROM e uma bateria estão entre as opções. Instalado em uma dockstation, o portátil pode ser usado como máquina de mesa.

O jornalista RODOLFO LUCENA viajou a Cingapura a convite da Acer

Texto Anterior: Bancos de dados e redes
Próximo Texto: PC sintoniza programa de TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.