São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo leva tiros e sangue para tela do micro

MAURICIO CAETANO BARBOSA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há alguns anos, a Apogee Software lançava ``Wolfenstein 3D", a reedição de um antigo sucesso para computadores Apple, ``Castle Wolfenstein".
Nele, o jogador tinha a oportunidade de explorar um labirinto em três dimensões, coletando armas e aniquilando todo inimigo que cruzasse seu caminho.
Estava inaugurada uma nova fórmula para jogos, que se tornaria uma verdadeira coqueluche de mercado, atingindo o clímax com ``Doom", da Id.
Com ``Rise of The Triad: Dark War" (R$ 75,00), a Apogee tenta ameaçar o reinado desses jogos.
O game oferece muito sangue e violência, com direito a corpos se estilhaçando: braços, pernas e cabeças voando para todos os lados. Nele, o usuário escolhe um entre cinco personagens de uma força-tarefa de alto risco da ONU.
O jogador tem o objetivo de entrar em um monastério, sede de uma organização que pretende destruir a terra, e matar seu líder, El Oscuro, um monge maligno. Para tanto, há pistolas e lançadores de mísseis, entre outras armas.
Os itens disponíveis para coleta dentro do programa são um motivo de diversão à parte: cogumelos que deixam o usuário tonto, vendo os objetos da tela brilhando.
O jogo oferece 32 longas fases, distribuídas em quatro episódios. Além de algumas inovações em relação aos outros programas do gênero, com mais 40 zonas de combate desenvolvidas para jogos via modem, cabo serial e rede.
Com a opção Remote Ridicule, cada participante de uma sessão em rede que suporta até 11 jogadores pode provocar o outro, mandando mensagens pré-gravadas.
As desvantagens de ``Rise of The Triad", no entanto, são o mapa pouco claro de cada fase, onde o jogador não tem uma visão global de onde ele está dentro do labirinto, e a pouca variedade de tipos de inimigos, sendo basicamente soldados.
Eles variam apenas o uniforme que vestem e as armas que carregam (um erro reincidente que o fabricante comete desde ``Wolfenstein 3D", pois o usuário pode se cansar de estar matando sempre as mesmas coisas, depois de um certo tempo).
Apesar disso, o programa rende muita diversão, especialmente quando jogado em grupo.
Para aqueles que desejam chegar logo ao final do jogo sem ter muito trabalho, existe a opção de se usar os ``cheat codes", senhas que digitadas durante o jogo dão acesso ao menu de fases.
Para habilitar as senhas, basta digitar Dipstick. Para conseguir invulnerabilidade e magia, digite Chojin e Seeya, respectivamente. A senha Goto permite a escolha da fase em que se deseja jogar. O Ride liga uma câmera que acompanha o tiro do usuário.

ONDE ENCONTRAR
MSD: tel. (011) 820-5160

Texto Anterior: Itautec inaugura espaço multimídia
Próximo Texto: Games de ação ganham preferência dos usuários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.