São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas tenta anular filiação de Dias

JOMAR MORAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Há quase três meses em rota de colisão com o governo Fernando Henrique, o governador de São Paulo, Mário Covas, participa agora de uma dupla queda-de-braço: com FHC e a direção nacional do PSDB.
Covas é contra a filiação do ex-governador do Paraná Álvaro Dias e pretende ir a Brasília para defender o veto junto à Executiva Nacional do PSDB.
Anteontem, Álvaro Dias foi recebido pela Executiva Nacional e encontrou-se com FHC, que o parabenizou pelo ingresso na legenda.
A decisão de Covas foi comunicada a Euclides Scalco, que deixou o partido em protesto contra a admissão de Dias, e a integrantes do diretório municipal do PSDB de Curitiba, na última sexta-feira, durante casamento de um dos filhos do ex-senador José Richa.
O diretório municipal vetou a filiação por 24 votos a 2.
Durante o casamento, Covas solidarizou-se com Scalco e apoiou a idéia do grupo de Richa de entrar com recurso de impugnação contra a filiação.
O recurso, no entanto, que deve ser entregue nesta semana, pode não ser julgado. O vice-presidente nacional do PSDB, senador Carlos Wilson, afirma que não cabe recurso, pois a questão esgotou-se no Diretório Regional do Paraná, que aceitou a filiação.
Além disso, nas reuniões da Executiva Nacional em que a questão foi abordada, José Richa não teria manifestado restrição à entrada de Dias.
Em Curitiba, há ameaça de cisão entre os tucanos. O deputado estadual Roberto Richa, filho do ex-senador, afirma que a debandada do grupo solidário a Scalco será ``inevitável" se a direção nacional do PSDB não acolher a impugnação.
Segundo o deputado, cerca de um terço dos filiados poderia deixar o partido para não conviver com o ex-governador.

Texto Anterior: APRENDENDO COM MOTTA
Próximo Texto: Meta do PFL é chegar a cem deputados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.