São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Novos setores vão ter as exportações financiadas

MÔNICA IZAGUIRRE; LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal quer aumentar a lista de produtos cujas vendas ao exterior podem ser financiadas pelo Proex -o programa oficial de financiamento às exportações.
Os setores têxtil, calçadista, vinícola e de móveis poderão ter suas exportações incentivadas pela ampliação da lista. Hoje, o Proex está voltado principalmente ao incentivo de exportações de máquinas e equipamentos industriais.
Com este novo incentivo às exportações, o governo pretende estancar os efeitos negativos que estão sendo registrados pela balança comercial (quando as importações superam as exportações).
A intenção de ampliar a lista foi anunciada ontem à noite pelo secretário-executivo do MICT (Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo), José Frederico Álvares, após reunião da Câmara de Comércio Exterior.
Déficit
Dados preliminares sobre a balança comercial analisados nesta semana pela equipe econômica indicam que as importações deste mês devem superar as exportações em cerca de US$ 600 milhões.
Assim, o desempenho comercial do país em junho representará o oitavo déficit (resultado negativo) consecutivo da balança. No primeiro semestre do ano, o saldo negativo chegaria a US$ 4 bilhões.
A causa do provável déficit será mais uma vez o elevado nível de importação de automóveis. Também pesará no resultado as aquisições de derivados de petróleo.
(Mônica Izaguirre e Lucas Figueiredo)

Texto Anterior: BC muda leilões de dólar para combater especulação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.