São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Gasparzinho' usa novo método

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Produção de Steven Spielberg com direção de Brad Silberling, ``Gasparzinho, o Fantasminha Camarada" é o primeiro filme estrelado por personagens em terceira dimensão criados por computador.
A produtora de efeitos especiais do filme, Janet Healy, está proibida pela Universal Pictures de dar detalhes sobre os efeitos -para não estragar o impacto do público.
Ela informa que foi atingido o objetivo principal. ``Queríamos fazer um filme para a criança ver, aceitar como realidade e ficar fascinada."
Healy diz que os personagens fictícios Gasparzinho e seus três tios fantasmas -Espicha, Catinga e Gordo- fascinaram até a equipe do filme, porque ``tomaram vida própria".
Os efeitos especiais criados por computador não foram utilizados apenas para dar vida aos fantasmas. Salvaram a produção quando foi necessário mudar uma cena.
Após o término das filmagens, decidiu-se tirar de uma cena as luzes de uma lanterna que iluminavam indevidamente uma menina e o cenário. A equipe trabalhou oito semanas para tirar as luzes.
Com auxílio de computador, figuras da menina e do cenário sem as luzes piscando foram ``retiradas". Depois, o computador ``colou-as" em cima da composição original.
Tudo, garante Healy, sem perda de qualidade. Como as imagens trabalhadas pelo computador ficaram mais perfeitas que as do filme, precisaram ser ``pioradas" para parecer normais.

Texto Anterior: Efeitos especiais vão "reviver" atores
Próximo Texto: 'The New York Times' elogia show de Gil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.