São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia portuguesa coreografa o fado

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Espetáculo: Amaramalia, com o Ballet Gulbenkian
Quando: de hoje a sábado, às 21h, e domingo, às 19h
Onde: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, tel. 011/823-9611)
Ingressos: R$ 3,00 a R$ 5,00 e grátis no domingo

Quase dois meses depois de realizar para o Balé da Cidade de São Paulo o espetáculo ``De Repente, Não Mais que de Repente...", inspirado na obra musical de Tom Jobim, o coreógrafo português Vasco Wellencamp está de volta para acompanhar a curta temporada do Ballet Gulbenkian na cidade.
Como na coreografia feita para o Balé da Cidade, Wellencamp se inspirou na música de uma personalidade para desenvolver ``Amaramalia". Neste caso, o ponto de partida foi Amália Rodrigues, a cantora de fados que tornou-se um símbolo da cultura portuguesa.
No entanto, Wellencamp diz que não gosta de fados, ao contrário das músicas de Tom Jobim, que ele adora.
``O fado é uma canção urbana muito pobre sob o ponto de vista musical. Mas, na voz de Amália Rodrigues, o fado ganhou dimensões extraordinárias. Amália é divina, e é impossível não gostar dos fados cantados por ela."
Em ``Amaramalia", Wellencamp trata a dança como elemento indissociável da música. ``Minhas coreografias podem se fundamentar em estruturas muito complexas. Mas sempre procuro atingir o público pelo canal mais direto e simples, que são as emoções."
A trilha musical de ``Amaramalia" é uma colagem cujo eixo principal é o ``Prelúdio aos Poetas", em que Amália Rodrigues canta letras feitas para ela por grandes poetas portugueses.
As apresentações do Gulbenkian em São Paulo dão continuidade ao projeto ``Portugal, Descubra um Novo País", organizado pelo Ministério do Comércio e Turismo português, com o objetivo de ampliar as relações com o Brasil.

Texto Anterior: Rushdie recria relação Oriente-Ocidente
Próximo Texto: Rohmer opta pelo riso em 'Lua Cheia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.